Na 32ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado, o empresário Gilberto Tomazini ocupou a Tribuna do Povo para abordar a situação do turismo na cidade, com foco no turismo de negócios. Tomazini destacou que desde 2014 o setor de congressos e convenções, antes um importante motor da economia local, vem sendo, segundo ele, negligenciado. Ele apontou que a falta de investimentos em equipamentos e infraestrutura para eventos resultou na queda significativa de atividades durante a semana, afetando diretamente a cadeia produtiva de serviços como organização de eventos, som e iluminação.
Tomazini apresentou dados da Embratur que evidenciam a relevância econômica do turismo de negócios. Segundo ele, o gasto médio de um turista de negócios em Gramado é de R$ 1.656 por dia, comparado a R$ 400 de um turista de lazer. Ele também frisou que os congressos atraem um público que permanece na cidade por quatro dias, gastando, em média, R$ 7.200, e que 20% desses visitantes retornam mais de dez vezes, contribuindo para o turismo de lazer.
O empresário alertou que Gramado está perdendo espaço para outras cidades, como Joinville e Blumenau, que possuem centros de eventos mais modernos. Ele criticou as taxas municipais impostas aos expositores e a transformação de centros de convenções em hotéis ou apartamentos, o que, segundo ele, afasta grandes eventos da cidade.
Gilberto defendeu a importância de investir no setor de eventos para revitalizar o turismo de negócios e promover o crescimento econômico de Gramado. “É necessário apoio da comunidade e dos vereadores para implementar políticas que incentivem este segmento”, declarou. Para finalizar, Tomazini reforçou o apelo para que Gramado recupere sua infraestrutura e volte a ser referência em turismo de negócios no Brasil.
Tomazini apresentou dados da Embratur que evidenciam a relevância econômica do turismo de negócios. Segundo ele, o gasto médio de um turista de negócios em Gramado é de R$ 1.656 por dia, comparado a R$ 400 de um turista de lazer. Ele também frisou que os congressos atraem um público que permanece na cidade por quatro dias, gastando, em média, R$ 7.200, e que 20% desses visitantes retornam mais de dez vezes, contribuindo para o turismo de lazer.
O empresário alertou que Gramado está perdendo espaço para outras cidades, como Joinville e Blumenau, que possuem centros de eventos mais modernos. Ele criticou as taxas municipais impostas aos expositores e a transformação de centros de convenções em hotéis ou apartamentos, o que, segundo ele, afasta grandes eventos da cidade.
Gilberto defendeu a importância de investir no setor de eventos para revitalizar o turismo de negócios e promover o crescimento econômico de Gramado. “É necessário apoio da comunidade e dos vereadores para implementar políticas que incentivem este segmento”, declarou. Para finalizar, Tomazini reforçou o apelo para que Gramado recupere sua infraestrutura e volte a ser referência em turismo de negócios no Brasil.