EMEI Serra Encantada será homenageada pelos 15 anos

POR UM CLIQUE

“EMEI Serra Encantada será homenageada pelos 15 anos”

Na sessão ordinária de hoje (16) foi aprovado, de forma unânime, a Moção de Aplausos a ser concedida a Escola Municipal de Educação Infantil Serra Encantada, da linha Serra Grande.  A honraria será entregue no dia 13 de janeiro, última sessão antes do recesso parlamentar. A proposta da homenagem é de autoria do vereador Rafael Ronsoni (Progressistas).

Histórico

  A localidade da Serra Grande, localizada mais ou menos 9 km de distância da sede municipal. Teve início em meados de 1900, quando os imigrantes alemães predominantes, e italianos passaram a explorar as terras.

A comunidade chama-se Serra Grande, segundo os moradores, por ser localizada no meio de serras e morros. Sendo interior ainda se divide por linhas, não por ruas. Ainda existem algumas estradas de chão batido e de difícil acesso.

O asfalto não tem em todo interior, como sítios e localidades mais retiradas do centro da comunidade. A Estrada geral que passa na frente da escola é asfaltada e tem recolhimento de lixo. O bairro possui luz elétrica e água de poço artesiano tratada.

Mas necessita de uma praça de lazer e mais meios de transportes públicos, pois tem poucos horários de ônibus circular, assim dificultando o acesso à escola. E melhorias no asfalto, onde circulam todos que necessitam trabalhar.

De acordo com a necessidade dos moradores e das famílias do bairro Serra Grande de terem uma Escola Municipal de Educação Infantil onde os pais pudessem deixar seus filhos enquanto trabalhassem, os mesmos tomaram a iniciativa e reivindicaram ao poder público executivo municipal de Gramado, uma Escola que se atende crianças na educação infantil na comunidade.

Concedido o pedido em 04/05/2004, foi inaugurada a E.M.E.I Tia Carmelina III para atender as crianças em turno integral, de 2 a 5 anos.

A escola recebeu o nome de EMEI Tia Carmelina III, por ser Extensão da EMEI Tia Carmelina I, localizada no bairro Várzea Grande. e por já existir a EMEI Tia Carmelina II, na Vila do sol, o nome dado foi em homenagem a uma professora chamada Carmelina a qual foi uma referência na região na época.

A Escola iniciou no ano de 2004, atendendo um grupo de 15 crianças na faixa etária entre 2 a 5 anos de idade, com 02 estagiárias infantis, 01 merendeira e 01 Diretora.

 A Escola se localizou no interior do Município de Gramado, na comunidade da Serra Grande, na Estrada geral Serra Grande nº1155. O horário de atendimento das 6hs e 30 min da manhã às 18he30min da tarde.

Em 2007 foi realizada uma reforma que ampliou um pouco mais a escola aumentando assim o número de vagas, e o espaço físico.

No ano de 2016 a escola passou a se chamar Escola de Educação Infantil Serra Encantada, a escolha do novo nome foi realizada de forma democrática entre a comunidade escolar, moradores e a equipe da escola através de sugestão, e após votação, em comum acordo com a Secretaria de educação do município. Assim a escola se desvinculou da EMEI Tia Carmelina I. Passando a existir no censo escolar do governo Estadual.

Desde de janeiro de 2018 a escola foi para um novo prédio, ao lado da igreja Católica Nossa Senhora da Pompéia, próxima a Sociedade Independente, a um campo de futebol, Lojas, fábricas, Indústrias, posto de gasolina, e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Pompéia, que atende atualmente 160 crianças, na qual funciona também a pré-escola do município, onde a maioria das crianças da E.M.E.I Serra Encantada passa a frequentar ao completarem 5 anos até 31/03.

A comunidade participa da escola quando solicitada, mas não utiliza para ações comunitárias, pois a mesma não dispõe de espaço físico, sendo que é a escola que utiliza do espaço da sociedade para realizar promoções e eventos. A comunidade tem como apoio e liderança a diretoria da sociedade Independente os quais são moradores da comunidade que estão inseridos e também a diretoria da igreja católica, pois a religião católica a qual predomina na comunidade.

 A escola conta com o apoio do Círculos de Pais e Mestres (CPM) e com o Conselho de pais, os quais fazem parte da comunidade escolar.

Os pais e a comunidade em geral veem a escola como ponto de referência, pois estão satisfeitos com os resultados e benefícios que a Escola de Educação infantil vem oferecendo, satisfazendo a necessidades de todos que precisam da mesma. Desempenhando de forma satisfatória o processo de ensino e aprendizagem e também atendendo crianças de uma faixa etária diferenciada do que sempre a comunidade teve acesso. E segundo também relatos de alguns pais, porque se sentem seguros por saber que seus filhos estão bem, que a escola é um espaço de convivência, de interação entre diferentes realidades, culturas, e personalidades, onde há troca de conhecimentos, proporcionando a construção de vida social, de identidade, autonomia e respeito. Sendo formadora de opinião, pois tudo que as crianças aprenderão serão reflexo de um futuro que se estenderá para comunidade em geral.

 

ResponderEncaminhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *