Elas são incríveis, Damas de Caridade

DESTAQUE ÚLTIMAS NOTICIAS
Damas de caridade
Foto: Ana Pacheco/Divulgação Prefeitura de Gramado

As Damas de Caridade de Gramado celebraram todo o sucesso alcançado durante o ano de 2015, através de uma confraternização que reuniu aproximadamente 50 participantes dos projetos oferecidos pelo Gabinete da Primeira Dama, o evento aconteceu no dia 15 de dezembro, houve troca de presentes e prêmios foram sorteados, vale ressaltar a importância de cada uma dessas mulheres que fazem a diferença na cidade, através de seus trabalhos manuais e atitudes positivas.

Ângela Maria de Oliveira, participante das Damas de Caridade desde 2012 e hoje Coordenadora de Trabalhos Manuais, diz que 2015 foi um ano produtivo, e que todas as mulheres unidas fizeram acontecer. “Esse envolvimento é feito através de uma troca, ensino o que sei, mas aprendo demais com cada uma delas, chegamos juntas ao resultado esperado, estou realizada ao ver elas criando, fazendo acabamentos e vendendo o próprio produto com extrema qualidade, pois aqui valorizamos o potencial de cada delas”, comenta Ângela.

Alguns dos cursos oferecidos e mantidos pelo Gabinete da Primeira Dama são – jardinagem, bonecos de pano, patchwork, informática, culinária e artesanato. Além da Campanha do Agasalho, que já arrecadou aproximadamente oito toneladas de agasalhos, os quais foram repassados para 253 famílias carentes do município. Também foi realizada a arrecadação de alimentos através da troca de ingressos do Natal Luz, onde 15 mil toneladas de alimentos serão distribuídos para as famílias carentes e para as entidades sociais do Município.

Além disso, ainda há o CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher, que presta orientação, acolhimento, acompanhamento psicológico, social e jurídico às mulheres em situação de violência, no sentido de fortalecer sua autoestima e possibilitar que estas mulheres se tornem protagonistas de seus próprios direitos, ampliando seu nível de entendimento sobre as relações de gênero.

E, também, no ano de 2015, foi realizada a 1ª Conferência de Políticas para as Mulheres de Gramado, que teve como objetivo discutir estratégias de fortalecimento das políticas para as mulheres, com a finalidade de apresentar e debater políticas públicas, visando mais direitos, participação e poder para elas.

Por fim, o Gabinete da Primeira Dama criou o Dia Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher no município de Gramado, realizado no dia 9 de dezembro. É um dia de luta, de mobilização, onde são realizadas palestras de conscientização e apoio às mulheres, para que estas tenham coragem de sair da situação de violência.

Após um vídeo da retrospectiva deste ano, a Primeira Dama de Gramado, Jandira Tissot, revela a felicidade e a emoção desse momento. “Há sete anos iniciamos a construção desse projeto, que iniciemos 2016 dessa mesma forma, com muita garra, amor e vontade de sempre fazer o melhor. Parabéns pra todas nós” finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *