O Instituto CPFL Energia destinou R$ 317 mil para o desenvolvimento de um diagnóstico da situação do idoso no município de Gramado. A pesquisa deve analisar as necessidades e vulnerabilidades da rede de atendimento a esta parcela da população.
O Instituto CPFL é responsável pelas ações culturais, esportivas e sociais da CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro. A parceria foi formalizada com a entrega de um cheque simbólico na última quarta-feira (29), na Câmara de Vereadores, com a presença do Conselho Municipal de Idoso, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e representantes da CPFL e da Rio Grande Energia (RGE), empresa do grupo CPFL.
A pesquisa sobre a situação do idoso em Gramado é a etapa inicial do projeto “Cidade para Todas as Idades”. Desenvolvido através da parceria entre a CPFL Energia, o Conselho do Idoso e parceiros acadêmicos, o projeto articula toda a rede para o desenvolvimento de um conjunto de ação que possibilitará fortalecer a rede de atendimento ao idoso.
Com metodologia referendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o projeto abre para o município a possibilidade de fazer parte de uma rede global de cidades amigas do idoso da qual participam atualmente cerca de 380 cidades em 37 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania. Isso possibilitará que o município compartilhe e troque experiências sobre o tema, participe de fóruns globais de discussão e obtenha suporte técnico da OMS para o desenvolvimento dos seus projetos voltados ao envelhecimento ativo.
O Conselho Municipal do Idoso de Gramado, que vai compor a comissão de diagnóstico, coordenará a execução do projeto, com estimativa de conclusão em um período de 18 meses e deve contar com a parceria da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com a coordenação do professor Délcio Agliardi no âmbito da pesquisa. “Vai trazer à tona as necessidades, o primeiro passo para uma atuação com mais qualidade”, completa o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vilnei Sessim.