Na quinta-feira (21), em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Gramado realizou o evento “Diálogo sobre Consciência Negra e Igualdade”. Organizado pela Secretaria da Cultura, Procuradoria-Geral e Defensoria Pública, o encontro reuniu especialistas, educadores e membros da comunidade no Centro Municipal de Cultura com o objetivo de discutir os avanços e desafios na promoção da igualdade racial no município.
O debate foi conduzido pelo defensor público Igor Menini, a advogada Mariana Melara Reis, o professor de história Alex Müller, o historiador Wanderley Cavalcante, o museólogo Márcio Dillmann e o secretário da Cultura Joe Cardoso. Representantes do Coletivo Sankofa e profissionais da educação também marcaram presença. Todos os participantes do encontro tiveram momentos de fala, abordando suas visões e proposições acerca de temas como o currículo escolar, educação antirracista, a importância da pesquisa científica sobre igualdade racial em Gramado, a história local e a formulação de políticas públicas mais inclusivas.
A advogada Mariana Melara Reis destacou a importância do evento como um marco para Gramado. “Para mim é muito importante poder conhecer mais a fundo uma história que estava obscura, porque eu nasci aqui e isso já é um incentivo enorme para continuar este trabalho de busca por igualdade. É muito corajoso o que estamos fazendo aqui, porque estamos mudando um paradigma da cidade”, disse a advogada Mariana Melara Reis sobre o encontro.
O “Diálogo sobre Consciência Negra e Igualdade” se destacou como um espaço acolhedor e participativo, reafirmando o compromisso de Gramado com uma sociedade mais igualitária e inclusiva. “O silêncio sobre a nossa história talvez seja a mais eloquente prova do porquê falamos sobre igualdade. Hoje foi um dia importante para quem vive essa causa”, destacou o defensor público Igor Menini.