Escrever sobre o Festival de Cinema de Gramado parece ser fácil…
Já sabemos que é um dos momentos essenciais para o Cinema Brasileiro, em que se pode passar pelo Tapete Vermelho, conferir as atrações e transformar em instantes mágicos, mais do que já é, faz as pessoas sentirem-se “diferente”, tipo uma luz que tem a sua luminosidade um pouquinho mais extensiva. Um caminho para o outro lado do que seria o normal do dia a dia, um plus a mais, uma voltagem mais forte, dos nossos 110, para um 220. A qualidade dos artistas, é valorizada com seus trabalhos sendo exibidos, e para concluir, pisar no tapete vermelho, com luzes, fotos e o carinho do público que o ama…! Isso é uma forma de ser especial, de ser um artista brasileiro, valorizado, sentir-se a bolachinha mais recheada do pacote!
Em Gramado o Festival de Cinema, não é um simples momento de fama, há projetos que incentivam a esperança e dão orgulho a todos, posso citar o Educavideo que este ano trouxe a Corrida pela Vida, que é exemplo de coragem e sobre tudo de que, sim, existe um amanhecer melhor, para quem têm persistência e muita fé! Ainda bem que temos esses exemplos e presenciamos tudo isso, ao “vivo e a cores!”
Tenho uma visão particular, sobre o festival: sabe quando chegamos em um lugar que te recebe com um toque mágico, pois é, para mim, o Festival de Cinema de Gramado, tem esse toque mágico, começa com toda a preparação especial, como se estivéssemos em um cenário de filme, um projeto em que o artista principal somos nós…! Realmente é uma sensação “estrelar” e diferente dos dias em que nós, que não trabalhamos com a profissão de ator e atriz, temos a oportunidade de “sermos artistas”, mesmo fazendo o que sempre fazemos, mas é diferente, tem um “brilho a mais”, é mágico…! Quantas vezes passamos pelo Tapete Vermelho e somos aplaudidos, encontramos colegas, e recebemos a atenção como artistas, sim, acontece, imagina a emoção…!
É emocionante ver um artista passar pelo Tapete Vermelho, quantos gritos e pedidos de fotos, uma selfie, uma atenção, um sorriso, um abanar de mãos, esses “simples” atos são gratificantes para o fã, que vem de longe e espera ansioso pelo artista, nossa como é bom o carinho do artista, quantas pessoas esperam no frio, na chuva, e contam seus trocados, para poder ter esse carinho do seu ídolo, que vem a Gramado, para vê-lo. Acredito que o artista que vai até o público, tem uma visão de reciprocidade, de verdade, ele sabe que esse ato, vai multiplicar a emoção de quem o espera e refletira, no “no novo amanhecer”…!
Que o Festival de Cinema de Gramado, seja sempre motivo de expectativas positivas, que como no Educavideo, onde as crianças e estudantes, “viajam, para um mundo “encantado” e têm a visão, de que o cinema é uma forma de mostrar para o mundo, o que sentimos e o que somos capazes de fazer, onde o artista supera a arte e mostra o que há de melhor dentro de si, incentivando a criatividade e a troca de experiências, dando exemplos bons e inteligentes…! Que em um Festival dessa magnitude, as experiências nos faça cada vez mais “simples e humanos, para que possamos abraçar mais, sentir mais, sorrir mais e amar o próximo com um artista de verdade e que essas atitudes, sirvam de exemplos, para um mundo melhor…!