Após diversas reuniões entre os partidos, a coligação “A Voz e a Vez dos Gramadenses” definiu os nomes dos 34 pré-candidatos na eleição proporcional no pleito de 2016. A chapa da majoritária tem Fedoca (PDT) e Evandro Moschem (PMDB) como pré-candidatos a prefeito e vice de Gramado.
A coligação da Oposição é formada por dez partidos: PDT, PMDB, PCdoB, PEN, PHS, PPS, PROS, PSDC, PT e PV. “Coragem é o que define esse grupo, por dar uma nova opção política para Gramado”, destaca o candidato a vice, Evandro Moschem.
Nesta eleição, o PMDB se une ao PEN formando a coligação “Gramado Para Todos” composta pelos pré-candidatos: Alemão Cottcha (PMDB), Alessandra Arakawa (PMDB), Ana Lovato Sartori (PMDB), Caio Cesar (PMDB), Cícero Altreiter (PMDB), Denis Schell (PMDB), Elias Vidal Sobrinho (PEN), Everton Michaelsen (PMDB), Gabriel Linguiça (PMDB), Gilberto Abreu (PMDB), João Teixeira (PMDB), Marlise Coelho (PEN), Celso Moreira (PMDB), Pablo Pereira (PEN), Professora Neuza (PMDB), Renan Sartori (PMDB), Sandra Oberherr (PMDB) e Simone Reinhardt (PEN).
Já os partidos PDT, PCdoB, PROS, PSDC, PT e PV formam a Frente Popular com os pré-candidatos: Alessandra Luiza (PT), Andrei (PCdoB), Costa (PSDC), Denise (PCdoB), Jacó Schaumloeffel (PDT), Júnior (PV), Luciano Ique (PROS), Luis Ribeiro – O Cau (PT), Márcio Zanatta (PV), Marlene Blauth (PV), Osmar Santos (PT), Professor Daniel (PT), Professora Lurdes (PT), Rose Pinhãozeira (PT), Sidão (PT) e Silvano – Narizinho (PCdoB).
Fedoca fala que sabe da responsabilidade que significa ser candidato à prefeitura de Gramado e agradece aos partidos que estão coligados com ele. “Aceitamos de braços abertos todos aqueles que querem trabalhar honestamente por Gramado”, disse o candidato.
Para Fedoca, em Gramado se criou o hábito de acreditar em tudo. “Estão tentando desviar a atenção do que realmente interessa que é o futuro do município e do povo gramadense. Quem tenta desqualificar nossa corrente formada por líderes honrados que nada têm em comum com os desmandos éticos da política nacional está cometendo um grande erro. O homem que conhece a verdade, sabe da verdade e não fala a verdade, é um covarde”, completa.