Após uma inspeção realizada por auditores do ministério do trabalho e emprego, a coleta do lixo foi suspensa em gramado. A medida também afeta canela e são francisco de paula. A fiscalização foi realizada na tarde de quinta-feira (18), na geral transportes ltda, em canela. A empresa executa tanto a coleta quanto a triagem do lixo dos três municípios. O trabalho de triagem é feito em canela e gramado. Depois, o lixo é transportado até o aterro sanitário de são leopoldo.
O mte apurou que as prensas utilizadas na triagem para a compactação do lixo seletivo não oferecem a segurança necessária aos trabalhadores, já que o funcionário tem de empurrar manualmente os fardos para uma prensa em movimento contínuo, entre outras irregularidades detectadas.
A prefeitura de gramado informou que não foi notificada formalmente do teor da denúncia que levou à interdição da empresa responsável pela coleta e triagem de lixo no município. Conforme a assessoria de imprensa, assim que tiver conhecimento do assunto, buscará as medidas necessárias para a resolução do caso.
A prefeitura de são francisco de paula informou que vai notificar a empresa e abrirá processo administrativo para o cumprimento do contrato, além de contratar uma empresa de forma emergencial.
Já a prefeitura de canela esclareceu que, em relação à possível suspensão da coleta de lixo no município devido a interdição realizada pelo ministério do trabalho na empresa geral transportes, não havia sido notificada até a tarde desta quinta. Ressalta ainda que estará atenta para que a população não fique sem assistência, pois considera o serviço de recolhimento do lixo de utilidade pública.