O chef Diogo Paula Menezes da Silva, do restaurante Don Milo (Hotel Buona Vitta Gramado), é o grande vencedor do concurso Melhor Chef. A competição integra a programação do 16º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado e teve sua prova final realizada ao longo desta quarta-feira (16), na cozinha do Senac Gramado, que é parceiro na realização do concurso.
A avaliação dos 13 pratos inscritos considerou inovação, organização, boas práticas, técnica e apresentação, e foi feita pelos chefs e professores do curso de Gastronomia do Senac-RS, Gustavo Bonfiglio e Thiago Bertuol. Também seria jurado e precisou se ausentar da avaliação por questões pessoais, Thomas Silveira, vencedor do concurso em 2023. Todos os pratos utilizaram pelo menos um ingrediente produzido em Gramado, enaltecendo o tema do evento “É tempo de saborear nossas origens”.
Diogo que conquistou o primeiro lugar, apostou no prato “Pato laqueado no mel e especiarias, purê de couve flor e demi glacê de pinhão”. Foi essa a receita que fez com que Menezes levasse para casa o troféu Concha de Cristal, oferecido ao vencedor pela Cristais de Gramado e um kit da Tramontina. “A minha ficha ainda não caiu, mas eu estou muito feliz com o que aconteceu. Esse prêmio é fruto de um trabalho em equipe. Foi a minha equipe do Don Milo quem me fez chegar onde estou e por eles e por causa deles que estou aqui”, conta Diogo.
“Para nós da Cristais de Gramado é uma honra participar desse evento. Nós somos apoiadores há bastante tempo, produzindo os troféus, e é muito gratificante incentivar a boa comida, incentivar a gastronomia, incentivar a nossa cidade e movimentá-la”, comenta Gustavo Fuchs, CEO da Cristais de Gramado, marca amiga do Festival.
Astor Hastenteufel, representante da Tramontina, diz que é uma honra participar do Festival. “Para a Tramontina é muito importante estar presente no Festival de Gastronomia, que tem tudo a ver com os produtos que oferecemos ao mercado há mais de 100 anos”, frisa.
Alexsander Thomaz Canaparro da Silva, chef do restaurante Restaurante Opiano (Hotel Exclusive by Gramado Parks), ficou em segundo lugar com o prato “Costelão Wellington com purê de batata doce roxa defumado, molho de cerveja finalizado com farofa doce de azeitona”. Já João Guilherme Flores Rodrigues, do restaurante Catherine, preparou “Pallotine de galinha caipira e mil folhas de polenta” e foi o terceiro classificado. Ambos também receberam uma versão do troféu Concha de Cristal e um kit da Tramontina.
Para Daniela Barbosa, diretora do Senac Gramado, o “Concurso Melhor Chef” é uma valorização da gastronomia local. “Quando a gente realiza um concurso como esse, a gente sabe que tem três finalistas que irão subir ao palco, mas, além deles, toda a equipe que trabalha com eles e precisa ser valorizada e o empresário. A nossa gastronomia local é quem sai ganhando em um concurso como esse”, pontua.