CARNAVAL: GRAMADO CONTOU COM ANIMAÇÃO NOS BAIRROS

Cultura
foto: Carlos Borges

A música e a diversão tomaram conta do bairro Piratini, em Gramado, no último sábado (18), com a passagem da muamba carnavalesca. Integrantes dos blocos Quereu Bebeu, Sópranóis, 100 Juízo e Diz Meu Cafezinho desfilaram pelo bairro e convidaram a comunidade a entrar no clima do 21º Gramado Fantasia – Carnaval do Bem. A muamba saiu do pavilhão São José Operário, no bairro Floresta, até o campo do Piratini. A Rainha do Carnaval, Ana Lu da Silva, de 20 anos, chamou os moradores para o samba e deu a dica: “O segredo para aproveitar o Carnaval é ter muita alegria. Eu amo o samba e adorei a ideia da muamba porque podemos interagir com as pessoas”, falou.
Conforme a muamba passava, os moradores iam para a frente das suas casas e aplaudiam a presença do grupo. Teve até quem ficasse emocionada, como a aposentada Lurdes Angeli, 60. “Meu braço ficou arrepiado por causa da música. Quando eu era jovem gostava muito de Carnaval, mas naquela época era diferente. Era no clube do interior da Linha Nova e íamos do meio-dia até a meia noite, com a presença dos pais”, lembrou.
O Secretário de Cultura, Allan John Lino, chegou a participar da bateria dos blocos durante a muamba. “A muamba é uma forma de integrar a comunidade, resgatar o companheirismo. A Liga dos Blocos é imprescindível para o Carnaval, eles (os blocos) são a tradição da festa popular. Este ano temos três cervejarias parceiras, a Rasen Bier, a Gram Bier e a Ambarina. Todos estão em prol deste evento que faz parte do calendário oficial de Gramado”, destacou.
Ainda na noite de sexta-feira (17), o Clube Esportivo Cultural Minuano promoveu o pré-carnaval. No domingo (19), a muamba carnavalesca foi cancelada.

“Carnaval do Bem” resgata solidariedade
A 21ª edição do Gramado Fantasia, que ocorre de 24 a 28 de fevereiro, será marcada pela solidariedade, já que uma das novidades desta edição é uma ação beneficente. Nas três noites em que o evento ocorre no ExpoGramado, não será cobrado estacionamento. Ao invés disso, serão recolhidos cinco quilos de alimentos não perecíveis ou um quilo de ração animal por carro. O Gabinete da Primeira-dama será responsável pela arrecadação e pela doação.
A venda de bebidas não alcoólicas e lanches está sob responsabilidade dos clubes de serviço (Rotary Club, Lions Club e ORBIS). A renda será revertida para as ações beneficentes destes clubes. A venda do chopp ficará a cargo de três cervejarias locais, patrocinadoras do Gramado Fantasia, que pela primeira vez participam do evento, resultado de ações que buscam valorizar os empreendedores de Gramado.
Os blocos Velhinhos Transviados, Quereu Bebeu, Sópranóis, 100 Juízo, Diz Meu Cafezinho integram o circuito carnavalesco. A animação está a cargo das bandas Rainha Musical, Musical Fama Show, Companhia Show 4 e Musical Caravelle.
O 21º Gramado Fantasia – Carnaval do Bem é realizado pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio da Gramadotur, Secretaria de Turismo e Gabinete da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *