A escolha do Festival de Cinema de Gramado em homenagear o Canadá nesta 45ª edição se dá no ano em que o país norte-americano comemora o 150º aniversário da nação. “É especialmente significativo que ocorra neste momento”, completa Savone. A delegação canadense presente no 45º Festival de Cinema de Gramado conta com cineastas, roteiristas e representantes de três das mais importantes escolas de cinema do mundo: Vancouver Film School, VanArts – Vancouver Institute of Media Arts e Toronto Film School.
Os profissionais terão espaço destacado no Gramado Film Market – Conexões, onde oferecerão oficinas de roteiro e animação e painéis sobre a indústria de cinema local e os mecanismos de financiamento no Canadá – estes aliás, possuem particularidades de grande valia, como o fato de que o financiamento está sempre atrelado a um acordo de venda, o que garante a distribuição da produção audiovisual.
Além disso, haverá sessões diárias de cinema no Museu do Festival com filmes produzidos no país, especialmente de jovens mulheres que estão em ascensão. É o caso de duas cineastas que virão pessoalmente a Gramado: Carol Nguyen e Amber Fares, ambas multipremiadas, apesar da pouca idade.
A escolha por trazer mulheres para representar a pujante produção do país é uma estratégia do Canadá de valorizar o talento feminino em diversas áreas. Neste sentido, no início de 2017, houve um esforço de cooperação entre a Agência Nacional do Cinema do Brasil, a Telefilm Canada e a Women in Film and Television Toronto para compartilhar estratégias que promovam a presença de mulheres no cinema e na televisão.