O Campeonato Gaúcho que estava parado devido a pandemia de Coronavírus, será retomado no dia 23 de julho. Conforme autorização dos prefeitos de cada município, os clubes estão autorizados a retomar os treinos com contato físico .
Essas definições ocorreram na tarde da quinta (9) em um encontro entre o governador Eduardo Leite e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman. Essa foi a quarta reunião entre os representantes das duas entidades desde a parada do campeonato.
Durante a live , o chefe do executivo gaúcho confirmou que o comitê científico havia encerrado a análise do protocolo de retorno e conclusão da competição proposto pela FGF.
Seguindo à risca as recomendações de autoridades sanitárias, o plano prevê contingenciamento dos profissionais envolvidos nas partidas e diretrizes operacionais básicas. Redução de sedes, jogos com portões fechados, testagem de todos os envolvidos e orientações que vão desde a concentração dos atletas até as entrevistas que sucedem os confrontos também fazem parte do protocolo.
Três rodadas das seis rodadas previstas na Taça Francisco Novelletto Neto, segundo turno do campeonato, foram disputadas. O grupo A é liderado pelo Internacional com sete pontos. Na outra chave, o Grêmio, com 100% de aproveitamento, é o primeiro colocado. O primeiro turno foi conquistado pelo Caxias.