Aproximadamente 270 pessoas participaram do menu de Los Fuegos comandado pelo chef Ricki Motta.
Com a assinatura da Bodega Garzón, desejado complexo turístico e gastronômico do Uruguai, o lançamento do 10º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado levou para a Villa Sergio Bertti, no último domingo (19), uma experiência gastronômica inédita na Serra Gaúcha. Em um dia de sol, com cenário encantador e clima de verão, a tarde foi de sofisticação e boa gastronomia.
O “menu de Los Fuegos”, criado pelo renomado chef Francis Mallmann e executado pelo chef Ricki Motta, recebeu cerca de 270 convidados para desfrutarem de um cardápio feito inteiramente no fogo de chão e harmonizado com vinhos produzidos pela própria Bodega Garzón e servidos na tradicional taça do Festival.
Espalhados pelo gramado da Villa Sergio Bertti, os convidados usufruíram de um menu cuidadosamente preparado e pensado para trazer o charme da Bodega Garzón para dentro de Gramado. Celebrando uma das tradições do Uruguai, país convidado desta edição, o almoço apresentou um sofisticado assado com cordeiro, ojo de bife, chorizo, frango, abacaxi assado, salada fresca, queijos e pães. A sobremesa também teve a cara do Uruguai: panqueca de doce de leite com chantilly. A equipe do restaurante da Bodega Garzón contou com o apoio do SENAC de Gramado que participou de todo o preparo e execução do cardápio.
O lançamento, exclusivo para convidados, contou com a presença de autoridades, do presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, da diretora de eventos, Iara Sartori, e da presidente da ABRASEL – Região das Hortênsias, Angelita Ecker.
O almoço também contou com a presença de imprensa e convidados do Festival de Cinema de Gramado, e do cônsul do Chile, Mario Patricio Arriagada de Lafuente, antecipando as tratativas para que o país seja o homenageado da próxima edição do Festival de Cinema.
O Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, começa dia 06 de setembro e segue até o dia 16, com uma programação diversificada que inclui comida de rua, oficinas e workshops, atrações culturais e os tradicionais festins, jantares harmonizados com vinhos selecionados e que, este ano, conta com nove chefs convidados diretamente do Uruguai para mostrar o melhor da gastronomia produzida no país vizinho.