Ações estão sendo feitas para melhorar a segurança na região

DESTAQUE POLICIA ÚLTIMAS NOTICIAS
Foto: Brigada Militar
Foto: Brigada Militar

Aumentar a sensação de segurança aos gaúchos é o que se propõe a terceira fase da Operação Avante, lançada oficialmente na quinta-feira, dia 11, pela Brigada Militar (BM), em ato no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre.

Prestigiando o lançamento da Avante, o secretário estadual da Segurança Pública, Wantuir Jacini, ressaltou que esta nova etapa é a primeira “ação emergencial” da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública, lançado há mais de 45 dias pelo governador José Ivo Sartori. “São R$ 52 milhões que ele autorizou para todas as instituições da segurança. A BM pode, graças a isso, duplicar o efetivo e melhorar a prestação de serviço”, frisou Jacini.

A Operação Avante é realizada por meio de georreferenciamento dos crimes. A partir dos números, é desenvolvido ações para redução dos índices. Com base no mapeamento dos horários, dias e locais de maior incidência, são desenvolvidas ações de polícia ostensiva específicas para coibir os delitos e reduzir ainda mais criminalidade da nossa região.

Na região compreendida pelo 1º BPAT, que inclui Gramado e Canela, a Operação Avante ocorre de modo contínuo – já tendo sido realizada em outras duas ocasiões. Para o tenente coronel Carlos Roberto da Rocha Xavier Junior, comandante do 1º BPAT, a Avante é uma ferramenta de gestão operacional importante, pois fornece um diagnóstico abrangente da criminalidade e permite o acompanhamento destes índices. “A Operação é desenvolvida pela Brigada Militar em todo o Estado, com foco nos principais crimes estabelecidos pela instituição”, comenta.

De acordo com ele, os índices de criminalidade na região “estão dentro de um nível aceitável e controlado, considerando principalmente a população fixa, população flutuante e eventos constantes na região”. Ele informa, ainda, que o emprego da BM é direcionado através do diagnóstico da operação, que permite que as ações sejam pensadas de forma estratégica para o combate dos crimes. “O trabalho é desenvolvido com base no mapeamento dos horários, dias e locais de maior incidência e desta forma busca prevenir os principais delitos”, confirma o comandante do 1º BPAT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *