A Copa América de 2019, oficialmente CONMEBOL Copa América Brasil 2019, é a 46ª edição da Copa América, o principal torneio de futebol masculino entre seleções da América do Sul. Foi organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol e esta sendo disputado no Brasil, que recebe a competição pela 5.ª vez em sua história. O Brasil, representado pela Seleção Brasileir, participou de 34 edições (até 2015), da Copa América, sediando o torneio por quatro vezes, e tendo obtido oito conquistas e por 11 vezes o vice-campeonato.
A cerimônia de abertura da Copa América, no estádio do Morumbi, contou a história do sonho de 12 crianças, cada uma delas representando um dos países que fará parte do evento. A cerimônia durou cerca de 10 minutos e teve a presença de 400 pessoas, que empunhavam bandeiras dos países e outras coloridas. Algumas delas, vestidas com roupas típicas dos países sul-americanos. O presidente Jair Bolsonaro acompanhou o evento e a partida entre Brasil e Bolívia da tribuna de honra do estádio.
A Conmebol, escolheu Edson Erdmann, criador do show de reinauguração do Beira-Rio, para assinar as festas de abertura e encerramento da Copa América 2019 e segundo Erdmann, diretor-artístico do evento, a abertura contou apenas parte de uma história, a segunda parte será contada no encerramento da competição, que acontecerá no no Rio de Janeiro, dia 7 de julho. O show mostrou um grande espetáculo de luzes e de cores, com a presença de muitos instrumentos musicais dos países que participam da competição.
Vale lembrar que o Brasil é conhecido internacionalmente como o país do samba, entretanto na Copa América, o ritmo deu lugar a um misto de reggaeton e funk, no Morumbi, logo na cerimônia de abertura da competição a colombiana Karol G e o baiano Léo Santana interpretaram a música-tema da competição “Vibra Continente”, antes de Brasil e Bolívia, na primeira rodada do Grupo A. Nos 10 minutos de apresentação, a proposta foi começar a contar uma história que só será encerrada napartida final, no Maracanã. e para deixar tudo mais especial, o mascote Zizito participou da celebração, ao lado de um convidado top, Cafu – O Capitão do Penta.
Ao final os 12 meninos se cumprimentaram e mostraram o símbolo da competição, a bola. Para preservar o gramado para o jogo que aconteceu entre Brasil e Bolivia, que foi disputado logo em seguida, o gramado do estádio foi coberto para a apresentação. A seleção brasileira fez sua estreia na competição às 21h30 enfrentando a Bolívia e ganhou por 3×0, e os jogadores usando a camisa branca, comemaoram!