A biblioteca é um lugar mágico, um lugar onde toda a fantasia do mundo se encontra, onde o que milhares de autores escreveram em sua imaginação e conhecimento, reúne-se afim de transmitir a cultura de mão em mão. A biblioteca é, definitivamente um lugar único, e em Gramado um projeto a torna ainda mais encantadora, a deixa lúdica.
Ao longo de dois anos Biblioteca Municipal Cyro Martins, vem recebendo os mais variados gêneros de arte durante o evento “Biblioteca Lúdica”, projeto que visa a inclusão do aluno junto ao livro, através de diversos tipos de cultura.
O projeto Biblioteca Lúdica surgiu da junção de ideias e da necessidade de inovar o ambiente da biblioteca. Desenvolvido por Mirella Timm e totalmente aderido pela Secretaria de Cultura, a ideia da Biblioteca Lúdica é incentivar a aproximação entre as crianças e o livro, além de poder descentralizar o conhecimento para depois multiplicá-lo.
Uma miscelânea de cultura. Poesia, contos, literatura, artes plásticas ,teatro, música. Todos esses elementos agregados combinam muito com o espaço da biblioteca, e todas essas expressões artísitcas compõem as atrações do projeto que já reuniu alunos de diversas escolas do município na Biblioteca Cyro Martins para acompanhar as apresentações.
Pedro Campos foi o pioneiro, ao interpretar belas canções para a turma da Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve I. O sucesso foi imediato. Então, depois dele, vieram outros: Luis Alves, Marcelo Wasem, Allan John Linno, e a escritora Verena Backes. Todos se apresentando de forma lúdica e animando os alunos das Escolas Municipais de Ensino Infantil e de Ensino Fundamental de Gramado.