Agora é oficial, Pedro Bertolucci, “Pedro Bala” como é chamado pela comunidade gramadense, disputará as eleições majoritárias como futuro candidato a prefeito de Gramado pelo Partido Progressista (PP). Essa será a quinta vez que ele vai concorrer ao cargo máximo do Poder Executivo municipal. Bertolucci já administrou a cidade durante quatro gestões: 1983 a 1988, 1993 a 1996, 2001 a 2004 e 2005 a 2008.
O ex-prefeito terá como companheiro de chapa, o empresário e ex-secretário de Turismo do Rio Grande do Sul e duas vezes candidato a deputado estadual Jorge Drumm (PSDB). “Nós temos uma formação de chapa majoritária sem precedentes, mas será uma coligação vitoriosa com a eleição da majoritária dos nossos candidatos a vereador. O que foi construído com várias mãos por décadas nós não podemos deixar escorrer pelo ralo sem mais nem menos. Nós do PSDB, não somos mais só PSDB, mas a partir de hoje, nós somos 11, somos União Por Gramado, estamos 101% fechados. Gramado está acima de tudo,” declarou Drumm.
A pré-candidatura de Bertolucci foi aclamada na sexta-feira, 5 de agosto, durante convenção realizada pelo PP no Teatro Elisabeth Rosenfeld, junto ao Legislativo gramadense. O encontro progressista mobilizou um grande público. Cerca de 500 pessoas, entre lideranças comunitárias, agentes políticos, filiados, autoridades locais, movimentos como o da Mulher e da Juventude Progressista, além de representantes de legendas que juntas com o PP formam a coligação União Por Gramado (UPG). A aliança majoritária é composta por dez siglas: PP, PSDB, PSB, PRB, PTB, DEM, PSC, Rede Sustentabilidade, PR e PSD. A pré-candidatura de Drumm a vice-prefeito foi referendada pelo PSDB durante convenção realizada também na sexta-feira.
Militância engajada na campanha
União e humildade foram as palavras que nortearam os discursos da noite. “Nós vamos ter uma campanha que terá como base a humildade, essa história de já ganhou não tem espaço no nosso meio. Nós vamos agir com humildade e legalidade respeitando o adversário. Humildade não faz mal pra ninguém,” afirmou Bertolucci.
“Não tenho dúvida que esse será o principal desafio de todas as nossas gestões, que é o da mudança, a qual é exigida pelo sucesso da continuidade. No trabalho que há 16 anos estamos fazendo, nós precisamos fazer algumas mudanças para ele continuar. Uma mudança que terá que ter oxigenação, inovação e principalmente a criatividade, características que não faltam para nós gramadenses”, ressaltou Pedro Bertolucci.
Mudança é mudar a planta da cidade
Na sua manifestação, o pré-candidato destacou a necessidade de mudar a planta da cidade referindo-se a temas como mobilidade urbana entre outros. “Nós temos a Gramado turística e a Gramado dos cidadãos que moram aqui. Nós temos que saber estabelecer o equilíbrio dessas duas cidades que vivem em comum. A cidade turística é fantástica, vende a imagem para a o Brasil inteiro, é a cidade que nos sustenta. Nós temos a Gramado do nosso cidadão e com essa precisamos nos preocupar e muito. A transformação é mudar a planta da nossa cidade para que a população não se sinta dividindo o espaço que é único entre o turista e a comunidade local. Nós temos que ter uma cidade boa para quem mora aqui e para quem nos visita,” ressaltou Bertolucci. Os presidentes das siglas que compõem a UPG também usaram a palavra e manifestaram o apoio dos partidos que comandam ao pré-candidato a prefeito de Gramado pela UPG, Pedro Bertolucci.
Porque Jorge Drumm?
Com um quadro com quatro potenciais pré-candidatos a vice, o escolhido para disputar as eleições ao lado de Bertolucci foi o empresário, Jorge Drumm (PSDB). Pedro explicou porque escolheu Drumm ao invés do ex-vereador e médico, Ubiratã Alves de Oliveira (PP), do ex-secretário da Saúde e ex-vereador, Jeferson Moschen e da empresária e vereadora, Manu Caliari (PRB) os quais também estavam sendo cotados para integrarem a chapa majoritária. “Em outras candidaturas não tive a oportunidade e um elenco tão grande para escolher o vice, dessa vez tive um nome melhor do que o outro” destacou Bertolucci. “Das outras vezes concorrermos com chapa pura, mas desta vez tínhamos que ter humildade suficiente para buscarmos em nossos aliados a parceria no momento que precisássemos. Humildade foi à primeira condição pra dizer que somos grandes com eles juntos, mas somos pequenos quando somos sozinhos,” disse Bertolucci. O candidato lembrou a trajetória política de Drumm e as alianças entre PP e PSDB. “O Jorge tem uma história no nosso município, foi vereador e duas vezes candidato estadual representando Gramado, o PSDB nos ajudou a ganhar duas eleições comigo e duas com o Nestor, então não dá para virar as costas pra quem é fiel, por isso, o Jorge é nosso vice.”
“Quem tem história constrói o futuro”, diz Turra
Entre os agentes políticos que prestigiaram a convenção progressista estava o deputado estadual Sérgio Turra (PP).
Nestor Tissot “Gramado em boas mãos”
O atual prefeito de Gramado, Nestor Tissot, que por dois mandatos foi vice de Bertolucci relembrou a trajetória de sucesso e engajamento de ambos em prol da comunidade gramadense. “Estou muito feliz e tranqüilo para que possamos reviver a história de luta e trabalho do Pedro Bala. Se eleitos, essa cidade ficará em boas mãos, nas mãos do Pedro e do Jorge”, afirmou Tissot.
Jaime Schaumlöffel “NOSSAS VOZES”
“É uma noite impar, é uma noite onde vamos começar a escrever uma nova página do nosso município. Quando nós falamos em gerir Gramado temos que ter o compromisso de entregar a chave dessa administração para quem efetivamente tenha condições. Ninguém entrega o seu carro para um maneta, o Pedro Bala é o nosso piloto.” Ressaltou Jaime Schaumlöffel (Presidente do PP)
Jeferson Benetti (Presidente do PSDB) “Pedro e Jorge. Tenho certeza que vamos trabalhar muito como sempre fizemos. O PSDB é parceiro e espera que todos possam empenhar-se muito para que no dia 2 de outubro a possamos festejar a vitória”
Elisabete Colli (Presidente do PRB) “Mais uma vez fechamos com essa coligação, certamente vamos dedicar ao máximo, trabalhemos com afinco para que possamos eleger o Pedro Bala. Vamos doar ao máximo para que essa eleição a gente possa vencer com dignidade e com muito trabalho”
Fernando Monteiro (Presidente do PSD)“O PSD optou pela continuidade do excelente trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos. Estamos contigo Pedro”
André Castilhos (Presidente do PTB) “Nós vamos fazer a nossa parte. Sabemos que é difícil, mas não vamos esmorecer. Quando o PP disse que lançaria um candidato a prefeito, o primeiro partido a dizer presente foi o PTB”
Eduardo Barros (Presidente do DEM), “O Democratas mais uma vez está abraçado com a UPG. Vamos em frente e rumo a vitória”
Célio Drower (Presidente do PSC) “Estamos juntos mais uma vez nessa empreitada para buscarmos a vitória com Pedro Bertolucci e Jorge Drumm”
Moacir Castilhos (Presidente do PSB) “Estamos juntos com o Pedro Bertolucci”
Arlete Medina (Tesoureira da Rede) “Nos coligamos porque temos a certeza de que divididos não alcançamos nada. Vamos ser um, não só com sigla, mas um por todos os motivos. Um para todos e por todos”
Janete Fraga (Presidente do PR) “Queremos agradecer a oportunidade de mais uma vez o PR estar junto com o PP. Estamos junto contigo Pedro Bala”