Chocólatras ou não, torcedores ou não, quem passar por Gramado encontrará até no chocolate o clima de Copa. Pensando no Mundial, empresas tradicionais da cidade criaram linhas especiais para agradar turistas, visitantes e adoradores da sobremesa.
A Chocolate Lugano, instalada desde 1976 em Gramado, é um dos empreendimentos que aderiu à ideia:
— Remodelamos itens mais básicos da nossa lista como forma de atender à questão da Copa, porque este é um momento muito especial para o brasileiro — explica a engenheira química responsável por este trabalho, Anelise Cazarotto da Silveira.
Hoje, a Lugano comercializa bolas de futebol, pirulitos em forma de bola, camiseta do Brasil, chuteira, saco com bolinhas de chocolate, taça de campeão e também um kit com pequenos itens que remetem ao esporte mais praticado no mundo.
Já a Caracol, apesar de não ter elaborado uma linha especial dirigida à Copa do Mundo, segue comercializando bolas e chuteiras de futebol feitas de chocolate. Os itens fazem parte do catálogo regular da empresa.
— Apesar disso, a linha voltada para este segmento do futebol teve um aumento de vendas na primeira quinzena de junho — descreve o gerente de marketing da Caracol, Rafael Sager.