ATRAÇÕES DA SEMANA FARROUPILHA CONTAGIARAM O PÚBLICO

Cultura DESTAQUE ÚLTIMAS NOTICIAS
Foto: Fátima Oliveira

Milhares de pessoas prestigiaram a programação da Semana Farroupilha de Gramado que foi aprovada pela comunidade e dos visitantes que acompanharam as atividades nos três palcos do evento, entre 15 e 20 de setembro: Galpão da Hospitalidade (Praça das Etnias), Centro Municipal de Cultura da Várzea Grande e Biblioteca Pública Cyro Martins.

O casal mineiro Jair e Valéria Silva, 53 anos e 51, respectivamente, encorajou-se a tomar pela primeira um chimarrão no Galpão da Hospitalidade, onde aprenderam a preparar o mate amargo. O casal da cidade de Formiga visita Gramado pela segunda vez. “Em 2015, levamos uma cuia e uma bomba que usamos como decoração em casa. Agora que aprendemos a fazer chimarrão, vamos levar a erva”, garantiu Valéria, na última quarta-feira (20), durante o encerramento dos festejos.

De Brasília, Vanderson Caldas Rodrigues, 36, assistia atento a oficina de chimarrão com a família. Segundo ele, o mate amargo é hábito herdado da mãe, que é baiana. “Realmente eu não sei quem levou o costume para a família, mas temos cuia, bomba, sempre tomamos. Quando se fala no gaúcho, sempre se faz a referência ao churrasco e ao chimarrão. Agora eu sei de onde ele (o chimarrão) vem e sua evolução histórica. É cultural”, explica Rodrigues.

Para o tradicionalista Volmir Pinto, que recebia os visitantes no Galpão, a Semana Farroupilha de Gramado cumpriu seu papel, integrando a comunidade nas festividades. “As entidades tradicionalistas foram convidadas a integrar as atividades e a programação foi comprida sempre no horário, o que demonstra organização”, avalia Pinto.

Para encerrar a programação, cavalarianos desfilaram pela Av. Borges de Medeiros até o Galpão da Hospitalidade, onde foram recepcionados pelos secretários Allan John Lino (Cultura) e Milton Ramisch (adjunto da Cultura). Os cavalarianos levaram Chama Crioula até o CTG Manotaço.

Atividades culturais e valorização dos artistas de Gramado

Apresentações teatrais, musicais e oficinas voltadas aos costumes gaúchos foram prestigiadas por turistas, comunidade e alunos da rede de ensino do municípioCerca de 300 estudantes das escolas Henrique Bertolucci Sobrinho, Padre Scholl, Pedro Zucolotto, Santos Dumont, Carlos Barbosa, Senador Salgado Filho, Carlos Nelz (CAIC) e Projeto Sapeca estiveram presentes nas apresentações teatrais do Grupo Só Rindo, que aconteceram durante a semana. O teatro de bonecos “Gaúchos” empolgou osestudantes com músicas tradicionalistas e histórias do livro O Cavalo Verde, de Luiz Coronel.

Os ofícios do guasqueiro foi o tema da oficina ministrada por Rodrigo Schlee aos alunos da Escola Municipal Dr. Carlos Nelz – CAIC. Durante as atividades, foram distribuídas cucas dos Fornos Coloniais.

O secretário da Cultura, Allan John Lino, comenta sobre a importância da participação de artistas de Gramado, que integraram 80% da programação. Allan também agradeceu à equipe da pasta e às entidades apoiadoras. “Conseguimos reunir artistas de alto nível de Gramado que puderam mostrar um pouco da sua arte em um evento tão significante. Outro ponto especial foram as atividades voltadas às crianças, peças fundamentais para a continuidade da cultura tradicionalista. Tudo isso foi possível por conta da equipe comprometida da administração municipal e das entidades que integraram as atividades”, afirma o secretário.

A Semana Farroupilha foi realizada pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cultura.

Fonte; Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Gramado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *