Incentivar a cultura e levar a magia dos cinemas é o principal propósito do Cinema nos Bairros, ação que contempla a programação do 45º Festival de Cinema de Gramado. A programação inicia nesta segunda-feira (21) e segue até a sexta-feira (26), em escolas de diversas regiões da cidade. As sessões são gratuitas.
O Cinema nos Bairros será dividido em três sessões, às 9h e às 15h, com a exibição dos filmes produzidos pelos alunos do Educavídeo, e às 19h, com a exibição de um curta-metragem premiado no Festival, dentre eles, “Até que a Sbórnia nos separe”, de Otto Guerra, “Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood”, de João Daniel Tikhomiroff e “Um Tio Quase Perfeito”, de Pedro Antonio.
Os filmes exibidos pelo Educavídeo são produções dos alunos das escolas municipais de Gramado. “O roubo do Livro”, Para Sempre com Você” e “Será que o amor sempre vence?” são alguns dos curtas a serem exibidos.
“Ter o cinema incluído nos bairros é essencial. O Educavídeo, por exemplo, oportuniza produções cinematográficas dentro das escolas. Os idealizadores são os próprios jovens, falando da sua própria realidade”, comenta Leonardo Peixoto, coordenador do programa. O Educavídeo é realizado pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e pela Gramadotur, em parceria com as secretarias municipais de Turismo e da Cultura.
Nesta segunda-feira (21), o Cinema nos Bairros esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima. O professor de História, Alex Juarez Müller, que acompanhou a sessão com uma turma de terceiro ano, ressalta a inserção do cinema como ferramenta pedagógica. “Levar os filmes e documentários aos bairros é de extrema importância. Incentiva os alunos, que assistem aos documentários feitos por estudantes da cidade. Também é uma oportunidade para aqueles que não costumam frequentar o cinema”, avalia.