Domingo de Tapete Vermelho para os primeiros vencedores da 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado que foram conhecidos na noite de domingo (20). “Yomared”, de Lufe Bollini, e “Temporal”, de Gabriel Honzik”, se dividiram em número de troféus, cada um deles foi agraciado com 03 troféus. “Secundas”, de Cacá Nazario , foi eleito o melhor filme da Mostra Gaúcha de Curtas.
“Esse filme é extremamente político e acho que teve coragem…”, disse Cacá Nazário ao receber o principal prêmio da noite, o documentário “Secundas”, do diretor Cacá Nazário, que retrata o movimento de ocupações escolares ocorrido no Rio Grande do Sul, em especial da ocupação da sede da Secretaria Estadual da Fazenda, em Porto Alegre, em 2016, foi escolhido o melhor filme da mostra de curtas-metragens gaúchos na primeira noite de premiação no 45º Festival de Cinema de Gramado que foi entregue pela Assembleia Legislativa, destacou ainda realizadores em outras 12 categorias.
“Secundas” recebeu também o prêmio Cia Rio no valor de oito mil reais em locações de equipamentos da Naymar.
Foram agraciados ainda os vencedores do Prêmio Aquisição da TVE (“Gestos”, de Alberto Goldim e Júlia Cazarré) e o Prêmio do Júri da Crítica (“Sob Águas Claras e Inocentes”, de Emiliano Cunha), além de duas menções honrosas. o momento de suma importância para o estado, contou com a presença do Prefeito Fedoca, do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Edegar Preto, e do Presidente da GramadoTur Edson Néspolo. O cerimonial ficou por conta de Marla Martins e Roger Lerine.
O evento contou ainda com o brilho e o som da Banda Cinema, que trouxe para o Palácio dos Festivais, muita alegria e com os componentes, vestidos de personagens de filmes conhecidos pelos apaixonados por cinema.
Com 18 filmes disputando, e com premiação em valores, que chegou a R$ 48 mil para os vencedores. Confira a lista abaixo.
PREMIADOS, TROFÉU ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Melhor filme: “Secundas”, de Cacá Nazario
Melhor direção: Emiliano Cunha por “Sob Águas Claras e Inocentes”
Melhor ator: João Pedro Prates em “1947”
Melhor atriz: Mariana Yomared em “Yomared”
Melhor roteiro: Gabriel Honzik por “Temporal”
Melhor fotografia: Carine Wallauer por “Temporal”
Melhor direção de arte: Eduardo Reis por “Solito”
Melhor música: Mariana Yomared e Banda da Convenção de Malabares de Florianópolis em “Yomared”
Melhor montagem: Lufe Bollini em “Yomared”
Melhor edição de som: Ivan Lemos e Thiago Gautério por “Temporal”
Melhor produtor (produtor-executivo): Ausang, Davi De Oliveira Pinheiro, Emiliano Cunha e Pedro Guindani por “Sob Águas Claras e Inocentes”
Menção honrosa: ao elenco do filme “Sob Águas Claras e Inocentes”, de Emiliano Cunha
Prêmio Aquisição TVE
Vencedor: “Gestos”, de Alberto Goldim e Júlia Cazarré
Menção honrosa: “Sena, o fio em prosa” de Marcelo da Rosa Costa e Cacá Sena
Prêmio do Júri da Crítica
“Sob Águas Claras e Inocentes”, de Emiliano Cunha
Fotos: Andre Gomes
Video: Alexander Siqueira