O Palácio dos Festivais recebeu nesta quinta-feira 17, o Educavídeo, projeto surgiu como uma proposta experimental em 2011, com um grupo de 23 estudantes entre 13 e 15 anos de três escolas de ensino fundamental da rede municipal que acompanhados de 03 professores e da coordenadora do Programa “Cultura na Escola” da Secretaria Municipal de Educação de Gramado, em novembro de 2011, participaram da etapa RS- Porto Alegre, Santa Maria e Gramado, do projeto LABORATÓRIO: experimentação e produção audiovisual de curta metragem. Na abertura aconteceu a apresentação da Orquestra de Violões de Gramado, e logo após a exibição dos filmes “O Roubo do Livro”, de Gustavo Ribeiro Dutra, “Será que o amor sempre vence?”, de Ticiane da Silva e “Para sempre você”, de Bruno Haack Peteffi.
Alunos participam do projeto, que ensina audiovisual nas escolas municipais do ensino fundamental de Gramado, coordenado pelo Programa “Cultura na Escola”, da Secretaria Municipal de Educação do município. A proposta integra a plataforma pedagógica do Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas, com financiamento nacional do MinC e estadual do Sistema Pró-Cultura/RS.
Em 2012, com a comemoração das 40 edições ininterruptas de realização do Festival de Cinema de Gramado, o projeto EDUCAVIDEO-Gramado apresentou as primeiras produções de curtíssimas metragens na Mostra Estudantil do 40° Festival de Cinema Gramado em programação paralela e buscou através do Edital 01/FAC-Pro-Cultura/SEDAC-RS, recursos para a qualificação técnica da equipe de professores e alunos.
A partir de 2013, o projeto EDUCAVIDEO, consolida um espaço pedagógico e técnico com a participação no 41° Festival de Cinema Gramado, com a qualificação de sua equipe.
EDUCAVÍDEO 2017
Reunindo e celebrando os talentos gramadenses, a primeira noite do 45º Festival de Cinema de Gramado foi cercada de emoção e alegria com a exibição dos filmes produzidos pelo projeto EDUCAVÍDEO, que leva o cinema como ferramenta de ensino para a rede pública da cidade. Foram três filmes produzidos e finalziados inteiramente em Gramado que ganharam a tela do Palácio dos Festivais: “O Roubo do Livro”, “Será Que o Amor Sempre Vence?” e o primeiro média-metragem idealizado pelo EDUCAVÍDEO, “Para Sempre Você”.
Presente na cerimônia, o prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca, celebrou a mais recente conquista para o projeto: o acordo de cooperação firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Cultura (MinC), que vai destinar equipamentos no valor de 500 mil reais para uso dos alunos do Educavídeo”. Fedoca, que, acompanhado da primeira-dama Bianca Bertolucci, recepcionou todos os alunos na entrada do Palácio antes da sessão, não escondeu seu entusiasmo: “Que a execução desse programa prolifere uma gama imensa de cineastas em Gramado”
Além da prática e do resultado audiovisual visto na tela, a professora Amanda Menger destacou uma conquista muito mais ampla do EDUCAVÍDEO: “Quando educados e instrumentalizados, eles tiram do papel projetos que mostram as suas vozes como cidadãos autônomos”. A celebração no Palácio dos Festivais terá resultados a longo prazo: o EDUCAVÍDEO receberá um prêmio da CIARIO no valor de 6 mil em locações de equipamentos, de acessórios, iluminação e maquinaria da Naymar.