Entre os dias 17 e 26 de agosto, o Palácio dos Festivais recebe a 45º edição do Festival de Cinema de Gramado, confira quem são os curadores do evento:
Rubens Ewald Filho
Santista Rubens Ewald Filho é jornalista especializado em cinema há mais de 40 anos e já publicou mais de 30 livros. Trabalhou nosprincipais órgãos de imprensa do Brasil (de Veja a O Estado de São Paulo) e em emissoras de televisão (começou na TV Cultura, ficou 12 anos na Rede Globo, depois passou por Record e Bandeirantes), onde foi diretor geral de produção e programação da HBO Brasil e do Cinemax. Rubens também comenta há mais de 30 anos a transmissão do Oscar para o Brasil, e também de outras cerimônias de premiação como o Globo de Ouro, o Screen Actors Guild Awards e o Critics’ Choice Awards pela TNT.
Eva Piwowarski
Produtora, diretora, atriz e gestora cultura, a argentina Eva Piwowarski traz o olhar do exterior para o Festival de Cinema de Gramado. Assessora audiovisual da Universidade Nacional de Jujuy, coordenadora de projetos da Fundação Gerardo Vallejo e ex-coordenadora do Programa Polos Audiovisuais da TV Digital Argentina, Eva foi responsável por promover a produção televisiva federal junto ao sistema universitário nacional argentino. Ao longo de sua carreira, foi uma das diretoras do Programa Mercosul Audiovisual da União Européia e criadora da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM).
Marcos Santuário
Marcos Santuário é gaúcho de Caxias do Sul, jornalista, crítico de cinema, doutor em comunicação pela PUCRS, professor e pesquisador na Universidade Feevale nas áreas de comunicação, cultura e indústria criativa. Desde 2012, é curador do Festival de Cinema de Gramado. É membro fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), da qual foi vice-presidente. É Editor de Cultura do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, e editor do blog Cine CP, pelos quais participa da cobertura jornalística de diversos festivais de cinema no Brasil e no exterior. Um dos autores dos livros “Gramado – Trinta Anos de Cinema”, e “100 Melhores Filmes Brasileiros”, da Abraccine. Autor dos livros “Comunicação Globalizada na América Latina” e “Jornalismo e Mundo Novo”.