Desde o início de fevereiro, por uma iniciativa do prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT), os secretários municipais e adjuntos recebem em segundas-feiras alternadas o projeto Novos Olhares, um ciclo de palestras e workshops que busca atualizá-los e prepará-los para temas de interesse da gestão. O último encontro ocorreu no dia 10 de julho com o tema “Gramado: Cidade Inteligente”, ministrado pelo secretário adjunto de Governança e Desenvolvimento Integrado, Anderson Boeira, e pelos especialistas da área, João Carlos Pimentel e Roberto Siebel. Já a próxima palestra trata de Arquitetura da Cidade com o arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – FAU/PUCRS. Todos os profissionais participam de forma voluntária do projeto.
Boeira explica o termo cidade inteligente usado na última palestra. “Esse conceito vai muito além do uso da internet, wi-fi livre em pontos turísticos. Primeiro que no nosso conceito, na nossa logotipia, a gente frisa muito o termo ‘gente’, pois o nosso conceito e ideia, e também a nossa vontade é de que todas as tecnologias possíveis, e tudo ligado à internet venha para facilitar a nossa vida, o dia-a-dia do cidadão gramadense, seja no transporte público, no agendamento de consultas, cercamento eletrônico, iluminação inteligente, o que for para facilitar a vida de cada cidadão a gente vai de alguma forma usar a tecnologia”, completa ele.
Durante o encontro, os convidados Siebel e Pimentel listaram outras ideias possíveis numa cidade digital e inteligente, e também falaram da possibilidade de implantação das tecnologias em Gramado.” A tecnologia é uma grande aliada das pessoas. Existem diversas soluções que podem ser implantadas para oferecer bem-estar aos cidadãos e aos turistas. Basta um olhar atento e avaliação de quais são as demandas da sua região e quais as soluções mais adequadas para resolver estas questões”, explicou Siebel.
Professor da PUC palestra para secretários municipais
Dando sequência às atividades dos Novos Olhares, Paulo Cesa traz um reconhecimento crítico da arquitetura de Gramado, abordando a arquitetura e paisagem como um atrativo cultural e turístico, bem como quais são os riscos do adensamento e da descaracterização da paisagem na cidade, e qual seria o desenvolvimento urbano plausível para Gramado.
Cesa é arquiteto diplomado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com especialização em restauração arquitetônica pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), em Portugal. Também é Mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura, Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 1998, é professor das disciplinas de projeto da Faculdade de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em Porto Alegre, além de ser um profissional atuante na atividade de projeto, consultoria e execução de obras de edificações e restauração arquitetônica.
Fotos: Carlos Borges / Prefeitura de Gramado