ESTRATÉGIAS DIGITAIS EM DEBATE

DESTAQUE EVENTOS Outros Eventos ÚLTIMAS NOTICIAS

Pensar em futuras estratégias digitais torna-se desafiador na medida em que vivemos numa época de incríveis e até irresistíveis mudanças. Pensando nisso, a Prefeitura de Gramado, receberá no próximo dia 10 de julho, especialistas da área para debater juntamente com secretários municipais o programa “Cidades Inteligentes”, que tem como objetivo modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento do município com o uso das tecnologias mais recentes. O workshop, que integra o projeto “Gramado: Novos Olhares”, tem início às 17h no Auditório da Prefeitura, e será dividido em três partes.

O diretor de TI da Prefeitura de Gramado, Rafael Gallina, falará do conceito cidades inteligentes para que cada um dos presentes compreenda como o projeto influencia na forma de gerir e de planejar uma secretaria e as necessidades da população. Já o secretário adjunto de Governança e Desenvolvimento Integrado, Anderson Boeira, que também participa da atividade, vai explanar sobre projetos em estudo pela pasta, a serem implantados na cidade.

De acordo com os palestrantes, esse assunto deve ainda ser estudado por cada secretaria, mas com a apresentação de um breve estudo de caso, eles buscam mostrar a necessidade de investir em estruturação para interligar os órgãos públicos, unidades de saúde e de segurança, disponibilizando aos cidadãos sistemas online como forma de facilitar o acesso das funções do governo em dispositivos conectados à internet.

Dando continuidade ao tema, o projeto recebe os especialistas na área, João Carlos Pimentel e Roberto Siebel, que vão dar exemplos de aplicações de cidades inteligentes. “Cidades adaptadas às novas tecnologias e serviços digitais públicos ainda engatinham no país e, sem dúvida, trará os bônus – mas também as agruras – de tomarem uma ação ainda pioneira”, ressalta Siebel.

Conforme ele, assim como há alguns anos a maiorias das cidades não percebiam a presença digital como algo relevante, inúmeros movimentos foram feitos neste sentido, porém sem estruturação ou objetivos bem definidos – hoje se caminha para projetos consistentes voltados para que as pessoas tenham acessos cada vez mais preciosos com os órgãos públicos e os serviços por eles disponibilizados como: saúde, segurança, fiscalização e contribuição.

“Nesse sentido, parabenizamos a Prefeitura de Gramado pela iniciativa de começar uma nova e necessária empreitada, nesse caminho de estabelecer novos vínculos e oportunidades digitais com a comunidade gramadense e ao turismo”, comenta o palestrante.

Sobre os palestrantes

João Carlos Pimentel, formado em Eletrotécnica, Eletrônica Avançada e Telecomunicações, tem 29 anos de trabalho em Telecomunicações. É diretor fundador da Assistec Telecom, que iniciou suas atividades em 1994, também diretor fundador da Prommer Tecnologia, empresa que está há seis anos no mercado e é especializada em tecnologia de comunicação e internet. Além disso, Pimentel atua há 15 anos em consultoria e Gestão de Tecnologia de comunicação e Telecomunicações.

Roberto Siebel tem 23 anos de trabalho dedicado às telecomunicações, e trabalhou os últimos 10 anos como consultor de aplicações para internet, desenvolvimento de e-commerce e marketing digital. Ele é formado técnico em Eletrônica.

Anderson Boeira é secretário adjunto de Governança e Desenvolvimento Integrado da Prefeitura de Gramado, e estudante de Direito.

Rafael Gallina, é diretor de TI na Prefeitura de Gramado, tem larga experiência na área de tecnologia da informação.

Da esquerda para direita: Anderson Boeira, Rafael Gallina, João Carlos Pimentel e Roberto Siebel/Foto: Lilian Koppe

Fonte: Marlova Martin/Prefeitura Gramado

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *