Uma avaliação da Feito em Gramado 2017 junto aos expositores mostrou que 67,8% dos artesãos e pequenos empresários respondentes tiveram vendas superiores em relação à feira em 2016. Outro item da avaliação revelou que 100% dos expositores que responderam a pesquisa pretendem participar da edição do evento em 2018.
Os dados foram levantados a partir de um questionário distribuído aos expositores no final da Feito em Gramado, que ocorreu de 27 de abril a 14 de maio, no ExpoGramado, junto à Festa da Colônia. A feira é uma promoção da prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio.
“Vendemos 40% a mais do que no ano passado. Tivemos que repor as peças várias vezes”, confirma Tássia Berti, proprietária da Mel Decorarte. “Este ano, conseguimos ter lucro em apenas três dias de feira. Estamos muito contentes com o resultado desta edição, só temos a agradecer”, complementa Mari Raber, do artesanato Feito por Nós.
Outros fatores avaliados como positivos e contributivos para os negócios foram a divulgação e as melhorias implantadas na edição de 2017. Entre elas, a oferta de Wi-Fi livre para que o expositor pudesse extrair nota fiscal eletrônica e utilizar máquina de cartão, e a criação do espaço Kids, que permitiu a permanência dos pais por mais tempo na feira.
Uma série de capacitações com foco no empreendedorismo e no mercado digital foram ofertadas gratuitamente aos expositores para oportunizar novas formas de comercialização.
O processo de produção das peças, que pôde ser acompanhado pelo visitante, como no caso dos artigos em cerâmica, esculturas em madeira e artigos em lã, vime, tricô, crochê, cujos artesãos estavam disponíveis para mostrar e explicar o trabalho manual, também foi uma novidade da edição de 2017.
Fonte:Assessoria de Imprensa-Prefeitura de Gramado