COMO CONTER O ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NA REDE ESCOLAR

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Palestra sobre prática pedagógica na educação infantil, no Teatro Elizabeth Rosenfeldt/ Foto: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado

Projeto inédito buscar conter índices de reprovação na rede municipal de Gramado. A iniciativa de prefeitura inicia com a formação pedagógica dos professores

 Pensando em melhorar o desempenho escolar para os alunos, Gramado deu o primeiro passo para implantar um programa que deve mudar os índices de reprovação escolar entre os alunos da rede municipal.  Está é uma iniciativa considerada  inédita, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, da início,  à implantação do Método das Boquinhas, que busca melhorar a qualidade do ensino. Um levantamento da secretaria aponta que cerca de 14% dos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental repetiram de ano em 2016 – foram 278 de um total de dois mil. “O Método das Boquinhas integra o Programa de Desenvolvimento Integral do Aluno. Pretendemos aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e resolver os problemas de reprovação escolar que existem no município”, salienta a Secretária de Educação, Gilça Silva.

A primeira fase para a implantação do programa é a formação pedagógica dos educadores. Cento e cinquenta e seis professores da educação infantil (que atuam com alunos de quatro a seis anos) e do ensino fundamental (que atuam com alunos do 1º ao 3º ano) participaram, no último sábado (13) e na segunda-feira (15), da capacitação, que ocorreu na sede da secretaria. A formação foi estendida a supervisores, orientadores, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e equipe diretiva. A etapa seguinte é a avaliação do nível de alfabetização dos alunos. As fonoaudiólogas, Andreia Liliane Campos e Patrícia Hoffmeister serão as multiplicadoras do projeto em Gramado.

Método das Boquinhas favorece a consciência fonológica

O Método das Boquinhas foi desenvolvido há mais de 20 anos pela Doutora em Ciências da Saúde, Renata Jardini, utilizando, em sua prática, estratégias fônicas, visuais e articulatórias. Seu desenvolvimento foi alicerçado na Fonoaudiologia, em parceria com a Pedagogia, sendo indicado para alfabetizar quaisquer crianças e mediar os distúrbios de leitura e escrita. O Boquinhas atinge, de maneira rápida e eficaz, a conversão fonema/grafema, viabilizando a compreensão e utilização do sistema de escrita alfabética (SEA).

Professores participam de palestra sobre prática pedagógica na educação infantil

Aproximadamente 250 professores da educação infantil (berçário e maternal) do município participaram da palestra.
“Prática pedagógica na creche. O que pensam as crianças de 0 a 3 anos e qual o papel dos professores na ação pedagógica”, na manhã da segunda-feira (15), no Teatro Elizabeth Rosenfeldt. A palestrante Queila Almeida Vasconcelos, doutoranda da UFRGS na linha de pesquisa de Estudos sobre Infâncias, trouxe a proposta de fazer os professores repensarem a prática e o papel do profissional como educador infantil.

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