Faltando pouco menos de cinco meses para o início do 45º Festival de Cinema de Gramado, os preparativos para a edição comemorativa do evento, que também marca os 25 anos da inclusão do cinema latino e ibero-americano na programação, estão adiantados, e o conceito do Festival, marcado para acontecer entre os dias 18 e 26 de agosto, também já está definido.
Anunciada ainda em 2016, uma das aguardadas atividades para esse ano é a realização de um evento de mercado reunindo a cadeia cinematográfica com realizadores, fornecedores e distribuidores. Para a Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos grandes eventos de Gramado, ao assumir o compromisso de realizar um projeto como esse paralelo ao Festival de Cinema, é preciso estudar o mercado e o que já é realizado para apresentar algo diferenciado, atendendo realmente os anseios do mercado cinematográfico.
“Com o objetivo de preparar o que deve ser a primeira edição do evento de mercado de Gramado, estamos analisando o que é feito no Brasil e acabamos de voltar do Festival Internacional de Cine en Guadalajara, no México, onde é realizado o mais tradicional evento do gênero na América Latina. Lá, fomos recebidos com entusiasmo e curiosidade por todos, comprovando a visibilidade que Gramado alcançou internacionalmente ao longo dos anos”, adianta o diretor de eventos da Gramadotur Enzo Arns.
Em Guadalajara, que realiza um evento de mercado há 15 anos, juntamente com seu Festival de 32 anos, foi possível, segundo Enzo, adiantar contatos e observar in loco o que demoraria muito mais à distância. Durante o evento mexicano, Enzo foi recebido pela diretora do Guadalajara Film Festival, Estrella Araiza, que já esteve duas vezes em Gramado e falou sobre a experiência do evento mexicano. Também foram acertadas no encontro formas de cooperação e aproximação entre os dois festivais.