O erudito vira popular no III Gramado in Concert

DESTAQUE EVENTOS ÚLTIMAS NOTICIAS

Na noite desta sexta-feira aconteceu a abertura do III Gramado in Concert, festival de música erudita. O prefeito Fedoca esteve presente,  prestigiando o evento

 Nos minutos que antecederam a abertura oficial do III Gramado in Concert, na noite desta sexta-feira, um bate-papo descontraído marcou o encontro do Prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) com os músicos de renome internacional que participam do festival, o maestro gaúcho Linus Lerner, que vive no Arizona (EUA), o violinista coreano Edwin Kim, e o violista norte-americano Brett Deubner. Os três percorrem o mundo integrando concertos em diversos países e se apresentarão em espetáculos gratuitos em diversos locais públicos da cidade, oportunizando à comunidade e visitante múltiplas experiências com a música.

“Eu quero declarar o meu amor incondicional pela música, uma das artes mais fantásticas da nossa cultura. Mais do que um orgulho, é uma honra abrir um festival com a participação de vocês”, disse o prefeito ao ser apresentado aos três artistas, que tocaram juntos pela primeira vez em Gramado: na abertura, Linus Lerner foi o maestro regente da Orquestra Sinfônica de Gramado, que teve Kim e Deubner como solistas. Kim ainda é o grande residente do festival, ou seja, solista do maior espetáculo – o Grande Concerto da Corsan com a Orquestra Sinfônica do Festival, no próximo dia 11.

“Achei a cidade fantástica, a natureza aqui é impressionante. Senti uma conexão muito grande com os músicos que participam do festival”, falou Edwin Kim sobre as impressões de Gramado, que visita pela primeira vez. Já o gaúcho Linus Lernes mostrou-se saudoso em retornar às suas origens. “É bom fazer o que gosta na própria casa, trazer o conhecimento que adquiri”, destacou.

Durante a solenidade de abertura, que começou pontualmente às 20h, a artista plástica Débora Irion subiu ao palco para o reconhecimento pela criação do troféu oficial, destinado ao vencedor do concurso de música erudita, cuja premiação ocorre no próximo dia 11. A peça é feita em metal dourado e prateado e representa a música como uma arte universal. Além do Prefeito Fedoca, o Secretário de Turismo Edson Néspolo, o Secretário de Cultura e diretor-geral do festival, Allan John Lino, o codiretor artístico Leandro Serafim, e o maestro Linus Lernes também se pronunciaram durante a cerimônia. O Vice-prefeito Evandro Moschem participou da solenidade.

Ao fim, o concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado resumiu o que será o evento nos próximos dias: a transformação de diversos espaços públicos da cidade num imenso palco da música erudita e popular.

O III Gramado in Concert segue até 12 de janeiro com uma programação de apresentações de orquestras, bandas, recitais, coral e grupos de câmara. O festival tem ainda finalidade pedagógica, oportunizando a jovens músicos de Gramado e de todo Brasil, aulas de instrumento e práticas coletivas, conduzidas por renomados músicos brasileiros e estrangeiros.

 

Legenda: Da esquerda para a direita: maestro gaúcho Linus Lerner, violinista coreano Edwin Kim, prefeito Fedoca e violista norte-americano Brett Deubner, durante abertura do III Gramado in Concert/ Foto: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *