Fedoca e Evandro debatem saneamento básico com Corsan e empresários

Política Radar ÚLTIMAS NOTICIAS

Na quinta-feira, 13 de outubro, em encontro promovido pela Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, Fedoca e Evandro Moschem, prefeito e vice-prefeito eleitos em Gramado, debateram a questão do saneamento básico que vai ser prioridade do governo. Estiveram reunidos com os próximos governantes da cidade, o diretor de Expansão da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Marcus Vinicius Caberlon, associados da Visão, colaboradora do município nesse processo, e empresários de diversos setores.

img-1

No encontro, Caberlon falou que desde 2004, a Corsan tem um convênio de prestação de serviços com Gramado, mas que esse contrato praticamente não gera nenhum tipo de compromisso da Companhia com o município e lembrou que a lei do Saneamento Básico é de 2007, entrando em vigor de fato em 2010 quando as regras mudaram. “Não havia nenhum compromisso da Companhia em investimento porque na época o modelo era esse, a Prefeitura passava o serviço ao Estado que resolvia como iria fazer”, explicou o diretor que expôs a atual situação do abastecimento de água e de esgotamento sanitário no município e também apresentou as intenções da Companhia para a solução deste problema recorrente em Gramado.

Fedoca lembrou que a Corsan arrecada 1,8 milhões de reais por mês e investe muito pouco em Gramado tratando apenas 19% do esgoto. “Esperamos que esse projeto seja de reciprocidade e possa de fato beneficiar o município dentro das regras constitucionais dos atos públicos, da transparência, do interesse e da formalização”, salientou o futuro prefeito, que demonstrou preocupação com os prazos, pois Gramado ainda requer um Plano Municipal de Saneamento Básico. “É indispensável começar os trabalhos, pois temos casos mais graves e que atingem um maior número de pessoas, a exemplo o bairro Piratini”, destacou.

Na ocasião, Fedoca e Evandro solicitaram à Corsan e obtiveram o compromisso da Companhia em ações imediatas na modernização da Estação de Tratamento e também atenção ao bairro Piratini que sofre muito com o atual sistema de esgotamento sanitário.  “Enquanto não se tem o Plano e não se firma o contrato com a Corsan, queremos que os técnicos da Companhia já comecem a verificar quais são as soluções e formulem alternativas para estas situações”, frisou Fedoca.

Evandro ainda reforçou aos presentes quais são as intenções de governo e quais serão os primeiros passos da futura administração em relação a essa questão. “Vamos fazer o Plano Municipal de Saneamento Básico, criar o Conselho e o Fundo Municipal de Saneamento Básico e revisar o contrato com a Corsan, mas caso isso não ocorra vamos partir para o segundo plano: um consórcio entre os municípios da região”, relatou.

Na próxima semana, o prefeito e vice-prefeito eleitos vão a Brasília e um dos assuntos que estará na pauta será o saneamento básico.

Fonte:Assessoria Fedoca
imprensa@fedoca12.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *