Será mesmo incorreto se referir aos jogos paralímpico como ‘Paraolimpíada’

POR UM CLIQUE

Os Jogos Paralímpicos estão na sua 15ª edição e já foram oficialmente chamados de “Paraolimpíadas”. A jogos-paralimpicos-rio-20161mudança, determinada pelo Comitê Paralímpico Internacional (CPI) em 2011 e acatada pelas autoridades brasileiras, gera dúvidas e controvérsia.

Afinal, existe uma forma correta de se referir ao evento? Segundo linguistas, o termo correto deve manter o “o” como em ‘paraolimpíada’. Segundo os organizadores, no entanto, a forma correta de se referir ao evento é ‘paralimpíada’, sem o “o”.

Contactado pela BBC Brasil, o Comitê Paralímpico Internacional disse que, desde sua fundação em 1989, usa o termo “Paralímpiada”, do inglês “Paralympics”, e que nunca se referiu às competições de outra maneira em inglês. Alguns países, entretanto, entre eles o Brasil, optavam por “Paraolimpíada” por questões linguísticas.

Segundo linguistas consultados pela BBC Brasil, o vocábulo “paralimpíada” vai contra a evolução natural das palavras em português com a supressão do “o” na junção do “para + olimpíada”.

Entenda

Até 2011, no Brasil, as competições eram chamadas oficialmente de “Paraolimpíada” ou “Jogos Paraolímpicos” e os participantes eram conhecidos como “atletas paraolímpicos”.

Naquele ano, no entanto, após os Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México, o CPI determinou que todos os comitês nacionais padronizassem o termo “Paralimpíada” e, por consequência, “Jogos Paralímpicos” e “atletas paralímpicos”. O comitê brasileiro acatou a determinação e mudou a terminologia.

  • ‘Eficiência, e não deficiência’: com explosão de vendas ingressos, atletas paralímpicos querem mostrar mais que superação
  • De rapel a snowboard: Paulistano com deficiência usa cinco próteses high-tech para se tornar ‘ciborgue olímpico’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *