Emoção marcou sessão do Educavídeo
Gargantas engasgadas e olhos marejados; foi assim que os estudantes de escolas públicas municipais subiram ao palco do 44º Festival de Cinema de Gramado, na noite da quinta-feira, 25, para apresentar 11 curtas metragens produzidos ao longo do ano no projeto Educavídeo.
A emoção tinha justificava: depois de cinco anos de lições teóricas e muita prática audiovisual, os alunos conquistaram um nível de qualidade que nem eles imaginavam ao iniciar. “Desde o primeiro ano em que participei, em 2012, evoluí muito. Aprendi a parte técnica – eu que nem sabia o que era uma câmera, agora sei para que serve cada botão!”, celebrou André Santos, 15 anos.
Os estudantes também comemoravam uma vitória coletiva: em 2016, o Educavídeo foi transformado em programa através de um decreto da prefeitura municipal que garante a sua continuidade mesmo com a mudança na gestão. “Essa iniciativa estimula a criação, a autonomia e o conhecimento. Não necessariamente direciona para uma carreira no cinema, que os alunos vão viver de criar, mas garante que eles vão criar no seu viver”, ilustrou o professor Leonardo Peixoto.
Tragetória
O EDUCAVIDEO de Gramado surgiu de um grupo de 23 estudantes entre 13 e 15 anos de três escolas de ensino fundamental da rede municipal que acompanhados de 03 professores e da coordenadora do Programa “Cultura na Escola” da Secretaria Municipal de Educação de Gramado, participaram em novembro de 2011, da etapa RS- Porto Alegre, Santa Maria e Gramado, do projeto LABORATÓRIO: experimentação e produção audiovisual de curta metragem. Esta proposta integra a plataforma pedagógica do Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas, com financiamento nacional do MinC e estadual do Sistema Pró-Cultura/RS.
Em 2012, com a comemoração das 40 edições ininterruptas de realização do Festival de Cinema de Gramado, o projeto EDUCAVIDEO-Gramado apresentou as primeiras produções de curtíssimas metragens na Mostra Estudantil do 40° Festival de Cinema Gramado em programação paralela e buscou através do Edital 01/FAC-Pro-Cultura/SEDAC-RS, recursos para a qualificação técnica da equipe de professores e alunos.
A partir de 2013, o projeto EDUCAVIDEO, consolida um espaço pedagógico e técnico com a participação no 41° Festival de Cinema Gramado, com a qualificação de sua equipe. As Oficinas de Cinema para professores e alunos, promovidas após Edição do Festival de Cinema, tem capacitado as equipes do EDUCAVIDEO com orientações e práticas de cinema visando a qualificação das produções e incentivando os alunos na continuidade com busca profissional nos diferentes segmentos da área. Neste ano, foram oito oficinas, com a presença de profissionais técnicos em cinema e áudio visual e palestrantes convidados, que resultou em uma mostra com três curtas metragens integrando os alunos das diferentes escolas.
Na última edição de 2014, quatro profissionais técnicos em cinema, ofereceram a capacitação para a equipe de professores e alunos dos Núcleos das Escolas da Rede Municipal de Ensino, organizados em duas turmas, básico nas escolas participantes, produzindo três vídeos, e o avançado, com alunos das diferentes escolas, reunidos em espaço da ExpoGramado, que produziram duas experiências de curtas metragens. As produções de vídeo e curtas metragens foram apresentadas no palco do Palácio dos Festivais na 42° Festival de Cinema Gramado, para a comunidade gramadense, dentro da programação oficial de festival.
Tendo em vista o potencial de crescimento destas ações, o mercado de trabalho em expansão e a falta de oportunidades de continuidade dos alunos egressos da estrutura inicial do EDUCAVÍDEO, este programa de expansão, com o apoio da Gramadotur, visa atingir, em 2015, um público maior e de outras faixas etárias, firmando parceria com as Escolas de Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante da Rede de Ensino de Gramado e região das Hortênsias, além de consolidar a programação com os espaços da Mostra Estudantil e Cinema nos Bairros no 43° Festival de Cinema de Gramado para a comunidade.
Fonte:educavideogramado