Os primeiros táxis que dispensam motoristas começaram a ser testados nas ruas de Cingapura nesta quinta-feira (25), informou a agência Reuters.
A empresa nuTonomy convidou um grupo de pessoas a baixar o aplicativo no celular para chamar os “robô-táxis”, que são modelos elétricos da Mitsubishi equipados com sistema capaz de guiar sozinho.
Por enquanto, um engenheiro acompanhará o trajeto no banco do motorista, para coletar informações e reagir caso alguma coisa saia errada.
A nuTonomy já testa o sistema de forma privada desde abril e espera ter pelo menos 100 “robô-táxis” operando comercialmente na cidade até 2018.
“Este é verdadeiramente um momento na história que vai mudar como as cidades são construídas, como olhamos ao nosso redor”, afirmou à Reuters o executivo Doug Parker, da nuTonomy.
A empresa é mais uma que pretende lançar um serviço de carros autonômos, em uma corrida que fez as grandes montadoras de automóveis se aliarem a empresas de tecnologia.
Na quarta-feira (24), a Delphi e a Mobileye anunciaram que devem lançar uma plataforma pronta para carros autônomos em 2019. Já a Ford espera ter uma produção em larga escala de carros sem volante e pedais em 2021.
O Uber anunciou recentemente uma parceria com a Volvo e deve colocar uma frota de carros sem motorista para testes nos Estados Unidos em breve – também com a supervisão de “pilotos” dentro.