Bela Vista Café Colonial abre as portas em Porto Alegre, em prédio histórico

Cultura GASTRONOMIA SOCIAL

O Bela Vista Café Colonial abriu esta semana em Porto Alegre a sua terceira unidade. Ele fica no Shopping Total, nas instalações das antigas cervejarias Continental e Brahma, ocupando uma área de mil metros quadrados.

A abertura do empreendimento – que vem cercada de expectativa, demorou um pouco mais do que o esperado inicialmente, em função do cuidado de manter rigorosamente as características históricas do prédio, projetado pelo célebre arquiteto alemão Theo Wiedersphan.

Fundado em 1972, o Bela Vista Café Colonial possui duas casas em Gramado, com um cardápio composto por mais de 80 ite©2016_VINIDALLAROSA-7931ns, que retratam um pouco da culinária dos colonizadores alemães e italianos, que ao lado dos portugueses se estabeleceram no município. O menu é composto pelas tradicionais receitas e também por pratos novos – que atendem às exigências dos clientes.

A primeira doceira da casa, Lira Caliari, trouxe da localidade onde nasceu, Linha Marcondes, as melhores tradições da culinária alemã. Ela foi criada em meio a fornos sempre quentes, de onde saíam pães de milho e centeio e cucas. Aprendeu a cozinhar com a mãe Eli e com as tias Olga e Adelina, e logo estava produzindo pães de mel e bolachas coloniais.

Com 16 anos, Lira deixou o interior para trabalhar em Gramado. Trabalhou em hotel e casas de família, onde mostrou suas habilidades culinárias, até chegar ao Bela Vista. Primeiro, como funcionária. Mais tarde, como proprietária.

O alto nível de exigência de Dona Lira podia ser observado no dia a dia por suas ajudantes. Inventava receitas e, ás vezes, chegava a jogar quatro tortas fora até chegar no ponto certo. “Todos os livros de receitas tinham segredos. Então eu tinha que inventar as minhas tortas”, relembra Dona Lira.

O amplo cardápio costuma encantar turistas de todo o Brasil, incluindo celebridades. “Xuxa comia bem, mas evitava o sal. No dia em que foi ao café colonial, fez a festa da criançada”, relembra Dona Lira. Já o técnico Luiz Felipe Scolari costuma visitar a casa e provar de tudo. “Teixeirinha e Mary Terezinha gostaram tanto que foram até a cozinha cantar para mim”, relembra a doceira.

Entre os hits do café colonial estão a Torta de Amendoim e o Apffelstrudel. Este último é uma das delícias que exige maior tempo na preparação, e é o favorito de Dona Lira Caliari, que nunca negou fornecer suas receitas para os visitantes que pediam. “O segredo era a minha mão. Às vezes uma ajudante fazia uma receita com todas as quantidades certas, mas não saía igual”, relembra.

O Bela Vista pretende manter as mesmas características em Porto Alegre, criando um ambiente familiar de muita alegria. “Conhecer as receitas que servimos também é uma forma de fazer com que o turista leve de volta para sua casa um pouquinho das nossas origens, da nossa cultura e, principalmente, da nossa vontade de bem servir”, resume Daiane Caliari Guizzardi,  filha de Dona Lira, que hoje ajuda a manter o legado de qualidade e bom atendimento.

O valor do café colonial no Bela Vista do Shopping Total será de R$ 68 por pessoas, e as crianças até quatro anos não pagam. Crianças entre cinco e nove anos pagam R$ 34.

6 thoughts on “ Bela Vista Café Colonial abre as portas em Porto Alegre, em prédio histórico

  1. Estive no café. C. B. Vista em gramado em diversas oportunidade. Estou feliz pois agora está aqui perto de onde Moro. Estarei la com amigos!!!

    Abraço

  2. Conheço e frequento o Café Bela Vista há muitos anos. Certamente,os porto-alegrenses estarão ganhando mais uma bela e saborosa casa especializada em uma variedade enorme de doces, salgados e tortas. Sejam bem-vindos !

  3. Boa tarde!! Gostaria de saber se para um grupo tem algum desconto, tenho um grupo de mulheres no face e faço uma vez ao ano um encontro, vai sempre mais ou menos 20 mulheres.Ouvi falar da chegada de vocês pelo meu colega de faculdade, Marco Aurelio. Elas estão querendo fazer esse encontro em setembro, encontro da primavera.

  4. Conheço o de Gramado,já faz muitos anos.Gostaria muito de ir no do Shoping Total,mas o preço é muito alto e como tenho 67 anos já não tenho tanto apetite como antes e por isso acho que pagar este valor e comer tão pouco não vale a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *