Aparentemente um homem bem vestido, com idade entre 30 e 40 anos, aplicou um golpe na manhã desta terça-feira (26) em uma loja de calçados próximo da Rua Coberta. O golpista ingressou no estabelecimento comercial e perguntou pela proprietária da loja. Todavia, o comércio só possui gerente e esta não estava no local, conforme dito por uma das funcionárias.
Diante da informação, o cidadão afirmou que precisava falar com a caixa da loja. Ao se aproximar da mesma, ele fingiu que estava ao celular falando com a gerente e dizendo-se ser advogado da Prefeitura de Gramado e que vinha buscar a quantia de R$ 1.500,00 para o pagamento de “taxas”. Ao findar a ligação, a caixa entregou a ele a quantia solicitada. O falso advogado afirmou que voltaria para colher a assinatura da gerente a fim de dar prosseguimento a procedimentos administrativos junto da Administração Municipal.
Quando a gerente retornou ao estabelecimento comercial, ela identificou a falta do dinheiro em caixa. Perguntando a funcionária responsável se havia realizado um depósito, aquela informou que apenas cumpriu o que a chefe havia dito ao golpista. Neste momento, elas perceberam que caíram em um golpe.
Este tipo de golpe já é aplicado em outras cidades do RS, em especial, na Região Carbonífera, onde o golpista se apresenta como advogado e realiza o mesmo modus operandi logrando êxito em suas investidas. Até o momento, segundo informações, não foi realizado o registro da ocorrência policial