A Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil de Gramado realiza nesta terça-feira (28), às 16 horas, uma audiência pública para apresentar alterações no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, além de debater operações consorciadas para as áreas de interesse destinadas ao Parque das Orquídeas. O encontro ocorre no auditório da Prefeitura.
De acordo com a secretária de Planejamento, Juliana Cardoso, na audiência serão apresentadas as propostas que estão sendo feitas aos proprietários dos imóveis, buscando a preservação do máximo possível desta área que soma 400 hectares.
Intenção é concentrar as edificações
De acordo com o procurador jurídico do município. Marcos Pons, o Plano Diretor atual permite a construção de loteamentos nas três áreas. A ideia é mudar o zoneamento de forma que seja permitida a construção de edifícios. Neste caso, ao invés de um condomínio horizontal, ocupando mais área, seriam permitidos edifícios em uma área menor. “Teremos, assim, uma área preservada maior”, afirmou Pons.
No caso do potencial construtivo a que o proprietário do imóvel tem direito não couber no 1/3 remanescente, ele poderá comercializar este excedente em outros pontos da cidade.
Na prática, o índice que ele não puder construir no seu terreno, ele poderá negociar com terceiros.
A secretária destaca que ainda não está definido o uso que será dado à área preservada, caso a negociação proposta pelo município seja concretizada. Mas deverá ser um parque urbano público para uso da comunidade e turistas, frisou ela.