Gramado poderá ter em breve mais uma novidade e dessa vez em grande porte. Empresas europeias negociam a instalação da maior roda-gigante da América Latina na cidade ,que foi avaliada em 15 milhões de euros (cerca de R$ 60 milhões). O local de instalação seria o Expogramado, o que ainda vai depender de um estudo de viabilidade e de adequeações na legislação. Um edital está sendo preparado pela GramadoTur para que seja feito um levantamento das potencialidades na área de 79 mil metros quadrados. Todos os trâmites permitiram a instalação do equipamento em aproximadamente um ano.
O presidente da autarquia municipal de turismo, João Pedro Till, conta que o projeto foi apresentado à GramadoTur há um ano e meio. Desde então, o assunto vem sendo debatido, mas Till acredita na importância de uma avaliação completa do terreno do Expogramado, que precisará ter uma infraestrutura ainda mais completa para receber a atração. “Estamos falando de gastronomia, estacionamento e outros fatores que devem atender a uma demanda de público para três turnos”, revela.
Outro atrativo que será incorporado aos estudos de viabilidade de instalação junto ao Expogramado é uma torre 100 metros de altura, com observatório, que além de visitação, teria como objetivo resolver o problema de Internet em Gramado. “A altura do equipamento poderia ser positiva nesse sentido”, afirma João Pedro Till. José Carlos Silveira diz que, assim como a roda-gigante, a instalação da torre envolve o mesmo procedimento, em que deverá existir uma legislação específica e audiência pública. “Mas a conciliação com a questão da Internet realmente terá um valor agregado”, finaliza ele, que é engenheiro civil e urbanista.
A inspiração veio da roda gigante de London Eye, também conhecida como Millennium Wheel (Roda do Milênio), com 135 metros de altura. Ela é considerada uma roda de observação e está situada em Londres, da Inglaterra. Inaugurada em 2000, é um dos pontos turísticos mais disputados da cidade. Desde 2006, deixou de ser a maior do mundo, após a inauguração da Estrela de Nanchang, de 160 metros, localizada na cidade de Nanchang, China. Atualmente, a maior roda-gigante do mundo é a High Roller, com 167 metros, instalada em Las Vegas, nos Estados Unidos.