Quando um pão ou uma cuca está sendo assado, não tem quem resista à tentação de experimentar estas delicias. Em Gramado, o local certo para encontrar e desfrutar de delícias como essas, se localiza na Praça das Etnias, ao lado da rodoviária municipal de Gramado. Pães sovados, de milho ou de aipim. Cucas simples, com chocolate, ricota ou com frutas, e ainda o delicioso pãozinho com linguiça, todos são um grande sucesso entre os visitantes e os moradores do município.
A origem deste espaço foi a Festa da Colônia de 1999. A demanda pelos panificados durante o evento fez com que agricultores, Emater e Prefeitura percebessem o potencial da atividade e, a partir de 2003, os fornos tornaram-se fixos. Desde então, o setor de fornos passou a ser mais uma atração turística do município, que tem contribuído para integrar o meio rural ao urbano, divulgar a cultura local, promover a inclusão social, principalmente das mulheres, elevar a autoestima e garantir a sustentabilidade das famílias e de suas tradições, com a diversificação de atividades e a ampliação da renda.
No final de 2015, o espaço foi temporariamente fechado para uma revitalização. O processo conta com a reestruturação dos telhados para melhorar a segurança, ampliação do espaço interno e a construção de sanitários próprios. Os recursos da reforma são oriundos da AFG – Associação de Fornos de Gramado, com colaboração da Prefeitura de Gramado.
A inauguração deste novo espaço está prevista para o dia 23 de junho, às 10 horas, onde comunidade local e visitantes, além dos lojistas e comerciantes dos arredores da Praça das Etnias, voltarão a sentir aquele cheirinho tão especial e o gosto dos produtos diferenciados que levam Gramado para cada paladar presente.