O Projeto de City Branding de Gramado, intitulado Gramado do Amanhã, segue avançando com novas etapas no intuito de definir e destacar o que torna a cidade única. Desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Gramado, o projeto visa transformar a cidade em um destino ainda mais autêntico e diferenciado, com base em sua verdadeira essência.
Mas o que faz uma cidade ser única? O que define sua identidade, seu ativo mais genuíno que a distingue de outros destinos turísticos, tanto no Brasil quanto no mundo? Estas perguntas estão no centro do processo de City Branding, e o primeiro passo para encontrar as respostas ocorreu recentemente, com a realização do Workshop de Singularidade.
Esse workshop, que aconteceu nos dias 24 e 25 de fevereiro, reuniu membros da comunidade local, gestores públicos e outros stakeholders, como representantes do setor privado, para refletir, discutir e colaborar na construção da identidade de Gramado. Sob a condução dos especialistas Caio Esteves e Mariane Broc, da consultoria N Lugares Futuros, os participantes tiveram a oportunidade de explorar em profundidade o que realmente torna Gramado especial.
A proposta desse workshop é ser um momento de intensa troca de ideias, onde, por meio de dinâmicas colaborativas, a verdadeira essência da cidade é revelada. A consultoria N Lugares Futuros, especializada na construção de lugares resilientes e preparados para o futuro, foi contratada pela Secretaria de Turismo para liderar esse processo inovador.
O foco do Gramado do Amanhã não é apenas definir um novo logo ou slogan para a cidade, mas sim construir uma estratégia sólida que envolva todos os agentes que fazem parte da história e do desenvolvimento de Gramado. O que se busca é criar um projeto coletivo, onde a cidade se reinventa, mas sempre com base no que a torna única. Essa etapa é essencial para que, no futuro, o turismo e os investimentos em Gramado sejam ainda mais alinhados à sua identidade e ao seu potencial.
A resposta para o que torna Gramado uma cidade especial está sendo construída pelos próprios gramadenses, aqueles que vivem, visitam e investem na cidade. Com o envolvimento ativo da comunidade local, a cidade caminha para uma nova era de desenvolvimento sustentável e conectado à sua verdadeira essência. A previsão é de que o projeto integral seja entregue até o mês de maio.