Gramado recebeu nesta quinta (28) e sexta-feira (29) a equipe da Universidade Federal de Goiás, responsável pela gravação de uma série documental produzida para o Ministério da Educação. O projeto busca identificar e destacar boas práticas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em diferentes regiões do Brasil. A cidade foi selecionada para representar a região Sul, tendo a oportunidade de apresentar a qualidade de suas iniciativas.
O documentário trará depoimentos de gestores, professores, alunos e familiares, evidenciando os desafios e avanços do AEE no país. Entre as práticas escolhidas para representar o trabalho desenvolvido no município, destaca-se a turma bilíngue da EMEF Carlos Nelz. Nessa turma, devido à inclusão de uma estudante com surdez, todos os colegas têm aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
“A aquisição desse conhecimento não apenas possibilita a comunicação com a estudante, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Quando adultos, os alunos dessa turma se tornarão profissionais capacitados para se comunicarem com pessoas surdas, independentemente da área em que atuam”, destaca a coordenadora de Educação Especial de Gramado, Elize Souto.