Na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, às 19h, a Biblioteca Cyro Martins será palco do lançamento do livro “Dona Leopoldina: a primeira imperatriz do Brasil” (511 páginas; 2024, Editora Oikos), do renomado historiador Heinrich Schüller e traduzido para o português pela escritora gramadense Liti Belinha Rheinheimer.
O evento terá a presença de Liti para sessão de autógrafos, oportunizando aos presentes que conheçam um pouco mais sobre o legado de Dona Leopoldina, figura central na história da independência do Brasil.
Publicado em 1954 pela Editora Rotermund de São Leopoldo-RS e escrito originalmente em alemão, o livro foi redescoberto por Liti em suas pesquisas em torno da figura da imperatriz, que atuou ativamente no processo de integração cultural entre Brasil e Alemanha. Desta forma, o lançamento também homenageia o bicentenário da imigração alemã no Brasil, marco este que será atingido em 2024 e que também resgata as contribuições culturais e históricas trazidas por seus imigrantes.
A sessão de autógrafos tem início às 19 horas, com entrada gratuita e aberta ao público. A Biblioteca Cyro Martins fica na Rua São Pedro, 369 – Fundos – Centro – Gramado.