Terça-feira, 26 de novembro, é uma data especial para os produtores de azeite de oliva. O setor comemora o Dia Mundial da Oliveira, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2019.
O propósito da celebração é preservar a oliveira e promover os valores que são associados a ela, como paz, sabedoria e glória.
Em homenagem à árvore que produz o chamado “ouro líquido” tão apreciado pelos amantes da boa mesa e também para reforçar laços com a comunidade, o Parque Olivas de Gramado realizou uma ação especial.
Mudas de oliveiras foram plantadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gentil Bonato. A iniciativa faz parte do projeto Raízes do Futuro desenvolvido pelo Olivas, onde alunos de diversos estabelecimentos de ensino do município de Gramado, passaram por uma tarde de experiências no parque.
Os estudantes participaram de uma programação extracurricular que abordou o simbolismo da planta, como a longevidade, incentivo à proteção da oliveira, preservação dos recursos naturais e sustentabilidade ambiental.
“É muito gratificante poder receber os jovens alunos da nossa cidade no Olivas de Gramado, passando para eles conceitos de preservação ambiental, de respeito à natureza, da valorização da nossa terra, da arte de plantar, cuidar e colher”, comenta o azeitólogo e sócio do Olivas, André Bertolucci.
“A oliveira tem uma simbologia incrível, faz parte da cultura de diversos povos, e queremos que ela faça parte também da nossa cultura local,” acrescenta Bertolucci.
Para a diretora da Gentil Bonato, Josiane dos Santos, “a iniciativa do Parque Olivas de Gramado em estender aos alunos da rede municipal, o conhecimento e aprendizado em torno desse empreendimento é extremamente enriquecedora”.
“Muitos de nossos alunos tiveram uma oportunidade única em conhecer um local esplêndido que valoriza a cultura local. Esse projeto (Raízes do Futuro) valoriza nosso município e suas belezas naturais”, avalia Josiane.
SETOR OLEÍCOLA MUNDIAL
A oliveira gera frutos conhecidos como azeitonas. Existem mais de duas mil variedades de oliveiras no mundo. É delas que é extraído o azeite de oliva, ingrediente clássico da gastronomia mediterrânea e que nos tempos atuais possui grande produção, não só nos seus terroirs originários (na Bacia do Mar Mediterrâneo, Península Ibérica e Oriente Médio), mas também no Hemisfério Sul, incluindo países como Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.
A Oliveira também está incentivando a economia e a promoção turística de Gramado. A cidade mundialmente conhecida pelo café colonial, fondue e festividades natalinas nos últimos seis anos tornou-se referência na produção de azeite de oliva extravirgem, gerando emprego e renda. O Olivas de Gramado conquistou premiações em conceituados concursos oleícula mundial.
O Terroir Serrano safras 2022 e 2024 foram reconhecidos entre os melhores azeites do planeta pelo Flos Olei, renomado guia italiano que, a cada ano, elege os 500 melhores extravirgens do mundo. Em 2023 e 2024, o rótulo recebeu Silver Award (medalha de prata) no prestigiado New York International Olive Oil Competition (NYIOOC) e ainda uma medalha de bronze no Athenas IOOC 2024, na Grécia.
SOBRE O OLIVAS DE GRAMADO
Uma oliveira com cerca de 350 anos trazida do Uruguai é preservada com muito carinho no Olivas de Gramado. A árvore centenária dá boas-vindas aos visitantes do parque, e é considerada a matriarca de todo pomar do empreendimento turístico, que tem mais de 12 mil pés de oliveiras de seis variedades: Arbequina, Manzanilla e Picual (espanholas), Frantoio e Ascolana (italianas) e a grega Koroneiki.
O Olivas de Gramado está situado na Linha Nova, localidade do interior onde o município nasceu em 1809. O parque é um dos pioneiros no Brasil em olivoturismo e em 11 de dezembro completará seis anos de atividades. Além do mais puro azeite extravirgem, a empresa se destaca pela produção de infusões aromáticas e uma linha gourmet de azeites
.
A empresa também investe na produção de uma variedade de produtos tendo como ingrediente base, a oliveira. Cosméticos, licores, geleias, patês, chás, gim, entre outros estão ao alcance dos clientes na Azeiteria no interior do parque.