DEGUSTAÇÃO SENSORIAL DE CAFÉS É DESTAQUE DA ALAMEDA TERROIRS

DESTAQUE EVENTOS
 
Novidade desta edição, as degustações sensoriais de cafés que acontecem no espaço Café de Origem Controlada tem sido destaque entre o público que visita a Alameda Terroirs do Brasil na Rua Coberta.

Na mesa de degustação, cada participante tem um jogo americano com as marcações do número um até o cinco para posicionar os copos de amostras da bebida e o mapa do Brasil com destaque às regiões certificadas. Ao todo são cinco tipos de café degustados com rastreabilidade e certificação de vários lugares do Brasil.

Os baristas da Lucca Café Especial de Curitiba, Carolina Franco e João Vitor Mingorance, instruem os participantes em cada etapa da experiência. “Uma coisa bem legal da gente evidenciar é que nenhum sabor ou aroma foi adicionado aos cafés,  mas sim uma diferença natural do grão, do terroir e da natureza”, comenta Mingorance.

Além do paladar, a experiência sensorial passa pelas texturas da bebida, mais corpulenta ou mais rala, e pelo retrogosto que varia de milho à chocolate passando por flores, caramelo, nozes e laranja. Os níveis de acidez e doçura também foram evidenciados pelos baristas. Todas as bebidas foram torradas à mesma medida e preparados com a mesma quantidade de água.

Outra etapa da experiência passa pela percepção do aroma dos grãos, surpreendendo os participantes. “A percepção depende das nossas referências prévias, o Brasil proporciona muitos sabores e cores diferentes, é algo nosso”, comenta Carolina.

Na ocasião, foram provados em sequência, cafés da região de Garças/SP, Matas/MG, Mantiqueira/MG, Montanhas/ES e Campos das Vertentes/MG.

Ao final, os participantes recebem um cartão com selos dos cafés degustados e uma porção de café moído. Saulo Paschoaletto de Andrade, carioca que está visitando Gramado, conheceu o Connection por acaso e participou do evento com amigos. “A degustação foi muito bacana porque eu e a minha família nunca participamos de uma degustação de café, foi uma experiência nova, muito enriquecedora. O café da Mantiqueira foi o meu favorito, já estou mais acostumado por causa da questão do sensorial cítrico e frutado. Achei fantástico”, afirmou Saulo.

Além das degustações, o espaço dedicado ao café conta com 13 Indicações Geográficas para apreciação e compra durante todo o dia na Alameda Terroirs.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *