Um dos mais tradicionais momentos do Festival de Cinema de Gramado, aconteceu na tarde de ontem (15/08). A homenageada com o Kikito de Cristal desta 52ª edição do evento, a diretora e produtora holandesa Mariëtte Rissenbeek participou da produção do troféu que será entregue ao seu sucessor. Mais de 60 jornalistas e influenciadores prestigiaram a produção do Kikito de Cristal, no ateliê da Cristais de Gramado, e na sequência participaram de uma entrevista coletiva concedida pela homenageada.
Com o auxílio do mestre Marcelino Dias, que recentemente teve suas mãos gravadas na Parede da Fama do Museu do Festival de Cinema, Mariëtte Rissenbeek deu forma ao troféu em cristal murano com folha de ouro 24k. “Foi um momento único, de muita emoção, pois tive a oportunidade de participar da produção da premiação que será entregue ao futuro homenageado com o Kikito de Cristal”, comentou ela, enfatizando que estava na expectativa, também, por receber o seu próprio troféu, que foi produzido no ano anterior pela atriz Alice Braga.
O Kikito de Cristal é a única premiação no cinema mundial em que o homenageado participa da produção do troféu a ser entregue ao seu sucessor. Inicialmente dedicado a grandes expoentes do cinema latino-americano, nesta 52ª edição do Festival de Cinema ganha status global. Desde 2012, a Cristais de Gramado produz artesanalmente o Kikito de Cristal e, a partir de 2013, os homenageados passaram a participar deste processo de produção que envolve uma arte milenar. Nomes como Ruy Guerra, Eduardo Coutinho, Soledad Villamil, Paulina Garcia, Cecilia Roth, Natalia Oreiro, Jean Pierre Noher, César Troncoso e Leonardo Sbaraglia já foram homenageados com o Kikito de Cristal. Em 2023, a atriz Alice Braga recebeu o seu troféu e, também, esteve na Cristais de Gramado participando do início da produção da estatueta que será entregue, neste ano, à Mariëtte Rissenbeek.
Na noite de ontem (15/08), Mariëtte Rissenbeek subiu ao palco principal do Palácio dos Festivais para receber o seu Kikito de Cristal. A holandesa é referência no cinema mundial, foi a primeira mulher a comandar o tradicional Festival Internacional de Cinema de Berlim