A quinta-feira (15) será de homenagem e reconhecimento ao cinema alemão, em celebração ao ano do bicentenário da imigração alemã ao Rio Grande do Sul. À tarde, às 14h, Mariëtte Rissenbeek, Diretora Executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim entre os anos de 2019 e 2024, participa da coletiva de imprensa como homenageada com o Kikito de Cristal da 52ª edição do Festival de Gramado. Mais tarde, ela passa pelo Tapete Vermelho antes de receber, no palco do Palácio dos Festivais, a honraria, que neste ano passou a ter status global.
Após a entrega do Troféu Kikito de Cristal haverá uma sessão fora de competição, do longa alemão ‘Filhos de Bach’, de Ansgar Ahlers. A sessão especial acontece em reconhecimento às sete décadas de atuação da German Films, organização dedicada à promoção do cinema alemão no mundo. O filme é uma coprodução Brasil e Alemanha, com nomes como Aldri Anunciação, Dhonata Augusto e Marília Gabriela no elenco.
Coletiva de imprensa: 15 de agosto (quinta-feira), às 14h, na Cristais de Gramado com mediação da jornalista Flávia Guerra (exclusiva para credenciados no evento). Haverá transporte saindo da Sociedade Recreio Gramadense, às 13h15, é necessário colocar nome na lista disponível no balcão de imprensa.
Durante o evento, Mariëtte Rissenbeek vai realizar o rito de confecção do troféu que será entregue ao homenageado com o Kikito de Cristal em 2025