No dia 25 de julho celebramos o dia do Colono, a data é comemorada por todos aqueles que ao longo de décadas plantam as bases do desenvolvimento do Progresso Regional e Nacional. Nesta data também comemora-se o Dia do Motorista, momento também para homenagear o protetor dos Viajantes São Cristóvão.
Não poderiamos deixar de ressaltar a importância do Dia do Colono, para a nossa região, nesse período que normalmente temos as Festas da Colônia em Gramado e a Festa Colonial em Canela, eventos estes cancelados devido a situação de risco para a população. .
Estamos vivendo um momento novo, por causa da pandemia, precisamos nos manter afastado de qualquer comemoração, mas isso não impede que o nosso olhar recaia sobre alguns momentos que já tivemos, enquanto a vida seguia seu curso normal, já tivemos muitas festas coloniais nas duas cidades e lá encontramos diversas vezes pessoas que faziam daquele momento, a oportunidade para arrecadar verbas, que seriam destinadas para a manutenção de seu negócio e sustento de sua família. E hoje, como estão essas pessoas, qual o olhar delas sobre esta pandemia, sobre este momento que todas as famílias estão vivendo, e pensando em como será o futuro.
Nestes eventos acompanhavamos a produção dos pães, as tradicionais danças típicas, e podiamos ver a alegria das pessoas ao se aproximarem das barraquinhas para comprar bolinhos de batata, milhares deles eram comercializados, cucas, pão com linguiça, queijos e muitas outras delicias.
Infelizmente, hoje não temos mais essa proximidade, tudo está diferente não podemos saber e nem saberemos tão cedo como será o nosso futuro. Grande parte do nosso povo está confuso, grande parte do mundo está confuso, assim como grande parte do nosso Brasil, nossos governantes estão desalinhados, tentando chegar a uma conclusão. Hoje é necessário repensarmos algumas questões que naturalmente são necessárias, como será o futuro e quando as pessoas conseguirão retomar à vida normal. Acreditamos que uns voltarão mais sábios e mais coerentes e outros nada aprenderão.
Nestes dias, podemos notar a falta de empatia na humanidade, muitas pessoas se queixam o tempo inteiro, reclamam o tempo inteiro, mas sequer olham para o lado, para saber como está o seu vizinho.
Apesar de estarmos vivendo tudo isso, nosso foco é ressaltar a figura do Colono, reconhecer e agradecer aqueles que trazem para nossa mesa praticamente tudo o que nos alimenta, então só nos resta dizer que venha o próximo ano e que a festa do colono possa ser de muita alegria e confraternização.
Comemoramos hoje 28, o Dia do Agricultor, unindo estas duas datas, devemos agradecer, a vida farta, com alimentos saudáveis, produzido por nossos agricultores ou por nossos colonos.
Espaços conservados, com as lembranças das últimas comemorações da cidades.
Fotos: Alexsander Siqueira