GRAMADO ADOTA MEDIDAS PARA GARANTIR UM TURISMO SEGURO

TURISMO ÚLTIMAS NOTICIAS

Todas as recomendações que os moradores de Gramado estão adotando na prevenção ao coronavírus devem ser cumpridas também pelos visitantes: usar máscara nas ruas, no comércio e em locais fechados, e evitar aglomerações. Todos são bem-vindos para fazer turismo com responsabilidade, comenta o prefeito Fedoca Bertolucci. E a hospitalidade dos gramadenses deve ter uma reciprocidade dos visitantes.

O secretário de Turismo de Gramado, Rafael Carniel de Almeida, cita que o impacto mental desta pandemia na vida das pessoas incentiva a busca por outros ambientes. “Mudar de ambiente aos finais de semana alivia o estresse, melhora relacionamentos, une famílias. E Gramado é o refúgio perfeito: uma cidade segura, limpa, comprometida com o turismo responsável e cheia de opções ao ar livre. Mas só poderemos manter a cidade aberta se firmarmos com o público um verdadeiro pacto de cuidado mútuo: nós respeitaremos e queremos ser respeitados”, afirma Rafael.

O secretário acrescenta que Gramado quer a presença dos turistas. “Mas quem não estiver disposto a usar máscara e adotar medidas de higiene e distanciamento em obediência à nossa legislação, não deve vir à Gramado. Não queremos aglomerações, tanto quanto não queremos falta de empatia. Não é momento para promover festas, compartilhar chimarrão com terceiros, andar sem máscara ou passear com sintomas suspeitos. É momento de espairecer, contemplar, saborear, caminhar, pedalar: sempre com cuidados”, afirma.

Os ambientes aglomerados devem ser evitados a todo custo, frisa o secretário.

O que a Prefeitura de Gramado está fazendo:

BARREIRAS SANITÁRIAS

Barreiras sanitárias com verificação de febre e entrevista, incluindo orientação sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e distanciamento. Ocorre neste sábado e domingo, em dois locais.

PARADINHA

A parada com personagens dos estabelecimentos locais, num ônibus panorâmico que passará pelos pontos turísticos de Gramado e Canela sensibilizando os visitantes para que usem máscara e mantenham o distanciamento.

ILHA PEDESTRE

Nas tardes deste sábado e domingo, dias 27 e 28, parte da Avenida Borges de Medeiros se transformará novamente em uma “ilha pedestre”. O trecho entre a Rua Augusto Zatti e a Avenida Borges de Medeiros (ao lado do cinema e da praça da Matriz) será fechado ao trânsito de veículos, proporcionando mais espaço para a circulação das pessoas. Prevista no Plano de Mobilidade Urbana, essa medida cresce de importância neste momento de prevenção ao coronavírus.

SMART TRACKING

É obrigatório para estabelecimentos comerciais o uso da plataforma de rastreamento Smart Tracking. Os empresários em geral devem disponibilizar o QR Code visível para escaneamento via câmera fotográfica de smartphones, para o acesso ou permanência nos espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, assim como prédios de atendimento ao público. A ferramenta é capaz de rastrear os movimentos de indivíduos diagnosticados com o coronavírus. O mapeamento leva em conta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços por onde a pessoa tenha passado por até 15 dias antecedentes ao diagnóstico. A informação serve para alertar as autoridades sanitárias e os próprios donos dos empreendimentos sobre a ocorrência, medida considerada importante para tomada de ações de prevenção. Outras pessoas que tenham passado pelos mesmos ambientes no dia e horário que o paciente testado positivo passou também serão avisadas.

Passa a integrar o banco de dados, sem a necessidade de baixar aplicativos. Sempre que ele for a um novo estabelecimento, lê o QR Code do local, como uma espécie de check-in. A solução também pode ser usada por igrejas, supermercados, parques e hotéis, por exemplo.

Quando alguém cadastrado na plataforma é diagnosticado com a Covid-19, os órgãos de saúde dos municípios conseguem acessar o banco de dados com login e senha, e identificar todos os estabelecimentos por onde essa pessoa passou nos 15 dias anteriores ao diagnóstico. Então, é enviado um aviso para que o proprietário tome as medidas necessárias para proteger o local e a equipe, servindo como mais uma barreira na proliferação da doença. Os demais clientes que estavam durante o mesmo período também serão avisados, mas o local específico do contato não será identificado. O banco de dados é universal, ou seja, não é restrito ao município do usuário, o rastreamento pode ser feito em todo o Brasil de acordo com os locais frequentados pela pessoa testada positiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *