“Protagonista de nova tensão entre o Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Justiça Sérgio Moro, o Diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Leite Valeixo teve sua exoneração publicada no Diário Oficial da União.”
O presidente Jair Bolsonaro oficializou, na madrugada desta sexta-feira (24), a demissão do Diretor-geral da Polícia Federal Maurício Leite Valeixo, nome de confiança do Ministro Sérgio Moro para o cargo. A possibilidade de sua demissão gerou uma crise ontem entre Bolsonaro e Moro, que ameaçou deixar o cargo caso Valeixo fosse exonerado.
O decreto da saída de Valeixo não foi formalmente assinado por Moro, apesar de seu nome constar no decreto. Isso indica que a discordância entre os dois se ampliou e agravou a crise política iniciada nesta quinta.
Valeixo foi escolhido por Moro para o cargo o diretor-geral era o homem de confiança de Moro. Desde o ano passado, Bolsonaro vinha ameaçado trocar o comando da PF. O delegado foi superintendente da Polícia Federal no Paraná e coordenou a operação de prisão do ex-presidente Lula. Foi também em sua gestão que foi fechada a delação de Palocci com a PF em Curitiba.
Fontes do ministério apontam que Moro pode efetivamente pedir demissão após a exoneração de seu aliado.