Os trabalhos no governo do Estado seguiram nesta quarta-feira, 1º de abril, para combater a pandemia do coronavírus no Rio Grande do Sul.
Em transmissão ao vivo durante a manhã, o governador Eduardo Leite detalhou as medidas do Decreto Nº 55.154, publicado no Diário Oficial do Estado, que restringiu ainda mais a operação de estabelecimentos comerciais em todo o RS. A decisão foi tomada em caráter excepcional e temporário para evitar a propagação do novo coronavírus.
“Observando que alguns municípios relaxariam as recomendações (de isolamento social), podendo aumentar o contágio sem que toda a estrutura de leitos e equipamentos hospitalares estivesse pronta para atendimento, optamos por garantir, neste momento, a não circulação de pessoas, especialmente no comércio, onde temos quase 70% dos empregos no RS e maior movimentação de funcionários e contato com diversas pessoas (clientes). Portanto, o comércio se torna um ponto importante de restrição”, explicou Leite.
O decreto reitera a declaração de calamidade pública e tem como destaque a informação de que as determinações estão sendo feitas “diante das evidências científicas e análises sobre as informações estratégicas em saúde, observado o indispensável à promoção e à preservação da saúde pública, para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia”.
O governo encomendou um estudo à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sobre a prevalência do coronavírus na população de Pelotas, na região Sul do Estado. A pesquisa levantará, com base científica, a proporção de casos da doença e auxiliará na elaboração de estratégias de saúde pública no combate à pandemia. A UFPel está recrutando profissionais e estudantes da área da saúde para atuar como voluntários. O estudo conta com financiamento de parceiros privados: Unimed Porto Alegre, Instituto Floresta, também da capital, e Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.
Um grupo de 16 policiais civis doou sangue ao Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre com o objetivo de colaborar com a reposição dos estoques para os hospitais no Estado. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Telefones de contatos são (51) 3359-8504 ou 3359-8505.
Texto e edição: Secom