Um novo encontro entre secretarias municipais, profissionais técnicos das Vigilâncias Sanitária e de Saúde e empresários supermercadistas deve acontecer na tarde desta terça-feira, dia 24. O objetivo é alinhar um conjunto de normas e políticas em prol da segurança de clientes e colaboradores. Nesta reunião participarão empresários de redes, como Rissul e Dia.
Até o momento, entre as diretrizes que foram negociadas está o horário de atendimento, que passou a ser das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sábado. Em domingos e feriados não haverá expediente. As medidas estão vigentes por um período inicial de 15 dias.
Em relação às compras, é recomendado que cada cliente adquira apenas duas unidades de arroz, feijão, açúcar, farinha de trigo, ovos, leite e papel higiênico. Outra sugestão é que o público utilize cartões de cro ou débito em vez de dinheiro, a fim de evitar o contato entre as cédulas.
A entrada de pessoas nos estabelecimentos também está limitada, para reduzir as aglomerações e a formação de longas filas. Cada supermercado criará a sua política de controle, mas ao acessar o local cada cliente deve usar álcool gel.
Os supermercados se colocam à disposição, ainda, para receber doações de alimentos que serão direcionados a pessoas com vulnerabilidade social.